English Version

10 SUGESTÕES DE DECORAÇÃO PARA A PAREDE DE CABECEIRA

21/09/2017

Que tal redecorar o quarto sem quebra? Os projetos a seguir utilizam itens simples, mas de grande efeito, que vão da tinta ao tecido adesivo. Confira

1° FOTO. Encomendar uma cabeceira que pode não servir em outro endereço foi investimento logo descartado pelos inquilinos. Então, Tamires teve a boa ideia: simular uma boiserie, ou seja, um painel de madeira com molduras. “Eu e meu sogro pintamos a parte inferior da parede de rosa, em seguida, ele colou as ripas de madeira, formando o contorno e quatro retângulos. Depois pintamos novamente.” º Quer saber os tons das tintas? Anote aí: o verde é Alecrim e o rosa, Balla Toffe, ambos da Suvinil. Projeto das arquitetas Tamires Roccon e Adriana Navatta.

2° FOTO. A parede da cabeceira, no tom Dia da Noiva (ref. D094, da Suvinil), ganhou graça com o adesivo de árvore (Gecko).

3° FOTO. Para conquistar a cabeceira, bastou delimitar uma área de 2,45 x 1,10 m com tinta cinza.

4° FOTO. Acima da cabeceira, o arranjo com retalhos de tecido com estampas diversas é um recurso decorativo econômico e fácil de fazer. Projeto da Priscila Acra.

5° FOTO. Base neutra, ar contemporâneo: apesar de seguir essa fórmula bem conhecida, o quarto que estampa a capa desta edição de MinhaCasa passa longe do lugar-comum. A estrela é a colagem de cartazes tipo lambe-lambe sobre a cabeceira. “Prática e baratinha, a ideia surgiu enquanto procurávamos por um revestimento preto e branco de visual alternativo”, conta a repórter visual Juliana Corvacho. De quebra, a área se encheu de mensagens positivas! Estampas gráficas e toques de vermelho e amarelo reforçam o clima descolado.

6° FOTO. O chamativo papel de parede (modelo DIN EM 233, da Novamur) pedia uma cabeceira discreta, mas que fizesse contraponto à fria combinação de preto e branco. Por isso, a arquiteta Vanessa Trad escolheu a madeira que se estende até a lateral da cama e traz aconchego.

7° FOTO. A parede atrás da cama ficou um charme com bolinhas pretas – graças à opção pelo papel de parede estampado, a moradora nem precisou de cabeceira.

8° FOTO. Logo acima, o espelho acompanha a largura do painel e provoca a sensação de profundidade. A nuance avermelhada (Magnificência, da Coral) foi eleita para destacar essa área. Sobre a pintura, aplicou-se o adesivo Sonho de uma noite de verão, que traz frases da obra de William Shakespeare. Projeto das designers de interiores Ana Maria Mouawad Queiroga e Ana Terra Silveira, do Studio da Ana, de São Paulo.

9° FOTO. A estampa na parede da cabeceira saiu quase de graça. Para conquistá-la, a moradora utilizou a técnica conhecida como estêncil, em que a tinta é aplicada na área vazada de um molde.

10° FOTO. O tecido autocolante da Flok é aplicado na parede como um adesivo comum – basta que a superfície não tenha bolhas nem trincas. Neste projeto, foi usado um tecido em rolo, que exigiu quatro pessoas para fixá-lo. Mas em geral a empresa fornece a estampa capitonê (e cerca de outras dez) em placas de 50 x 50 cm, que qualquer um pode colocar. A limpeza requer pano úmido e sabão neutro. Tecido autocolante impermeável (placas de 50 x 50 cm) – Flok Tecido Adesivo, o pacote (com quatro placas). Projeto da arquiteta Regina Adorno.

Matéria publicada por Minha Casa em 19 de setembro de 2017