English Version

10 ESPAÇOS COM CHURRASQUEIRAS PERFEITOS PARA REUNIR OS AMIGOS

31/08/2017

Buscando ideias para o canto do churrasco? Confira aqui os projetos que selecionamos você se inspirar

1° FOTO. A escolha dos revestimentos teve papel importante: navegando em alguns sites, os moradores se depararam com uma churrasqueira de canjiquinha, porém com a pedra em um formato maior do que a que foi usada – para obter um visual mais bonito, elegeram o filete fininho. Já para cobrir o trecho sobre a pia, apostaram no mosaico de azulejos decorados. Os armários vermelhos vieram para alegrar o espaço.

2° FOTO. O ponto de partida do projeto foi a marcenaria, que sempre salva a pátria quando os centímetros são contados. A fim de aproveitar bem a área sem estourar o orçamento, a estratégia da arquiteta foi desenhar e mandar executar sob medida somente as peças-chave – gabinete, prateleira, bancada e balcão. Projeto da arquiteta Marcy Ricciardi.

3° FOTO. Na porção coberta do quintal acomodou-se um espaço gourmet, com direito a mesa, pia, geladeira e churrasqueira – o modelo pré-moldado foi fechado com drywall do tipo RF (resistente ao fogo). Porcelanatos cobrem todas as superfícies: no piso, foi aplicado o Duo, da Eliane; nas paredes, a escolha recaiu sobre Ibirapuera Patina, da Portobello (Leroy Merlin).

4° FOTO. Para aquecer o espaço e dar um ar aconchegante, a moradora elegeu a madeira. A primeira aquisição foi o deque – montado com peças de 50 x 50 cm (Minideck Eucalipto, da Madelink. Leroy Merlin), ele recebeu verniz marítimo para poder ficar na área descoberta. O material também comparece no fechamento do gabinete da pia. Feito de tábuas de um estrado de cama, ganhou acabamento patinado para conquistar o visual de madeira de demolição.

5° FOTO. Além dos móveis e da decoração, os diferentes revestimentos de tons terrosos também ajudam a criar a atmosfera interiorana. As paredes foram recobertas de tijolinhos, assentados com junta seca e protegidos com uma camada de verniz acrílico no trecho do jantar; no restante, os tijolos receberam uma mistura de cimento, cal e pó xadrez amarelo, e depois foram lixados para conquistar acabamento de aspecto envelhecido.

6° FOTO. O estilo provençal e as cores delicadas permeiam todo o projeto. Entretanto, o resultado ficou ainda mais interessante com a inserção de outras referências. “Para deixar a varanda com cara de casa de vó, busquei inspiração nas fazendas coloniais do interior do Brasil. De lá, tirei as ideias do azul e do branco como protagonistas, e também de criar uma moldura de revestimentos estampados no piso, remetendo aos ladrilhos hidráulicos”, detalha a paisagista paulistana Gigi Botelho. Para economizar, a repórter visual sugeriu uma cerâmica que imita os ladrilhos originais. O efeito é bem parecido e o bolso agradece!

7° FOTO. Os moradores queriam poder ver o céu e se sentir ao ar livre, por isso elegeram uma cobertura de policarbonato transparente – material mais leve e resistente do que o vidro. Já a estrutura de madeira, semelhante a um pergolado, foi feita com peroba reaproveitada da antiga cobertura da garagem, demolida durante a reforma. Comprada pronta, a churrasqueira de concreto refratário foi escolhida pela facilidade de instalação. Novos revestimentos completaram a mudança de ares: no piso, optou-se por cimento queimado; nas paredes, por tinta azul – azulejos recobrem apenas a região destinada a lavar roupas.

8° FOTO. A varanda com churrasqueira, perfeita para receber os amigos, é o diferencial do apê, com dois quartos e dois banheiros. Mesa e cadeiras do Depósito Santa Fé, gabinete e prateleiras da Marcenaria Beldan. Projeto da arquiteta Renata Cáfaro.

9° FOTO. O muro atrás da churrasqueira revela o mesmo tom alegre do jardim da frente. Um mosaico de azulejos dentro da paleta azul protege a parede onde foi instalado um chuveirão. O colorido se completa com a cortininha sob a pia. Projeto da designer de interiores Ana Maria Mouawad Queiroga.

10° FOTO. Atração dos fins de semana, o canto do churrasco tem o charme do interior: conta com fogão a lenha, ampla mesa de madeira (2 x 0,80 x 0,80 m) e paredes com pintura rústica, conquistada com um preparado de água, cal e pó xadrez amarelo – para fazer igual, basta juntar os ingredientes e aplicar a mistura na superfície com rolo ou pincel.

Matéria publicada por Minha Casa em 31 de agosto de 2017