English Version

LAGOM: CONHEÇA A TENDÊNCIA E VEJA COMO USÁ-LA NO DECOR

09/08/2017

O conceito sueco preza pelo equilíbrio e tem sido apontado como o sucessor do hygge.

Nos últimos meses só ouvimos falar de hygge e de seu conforto. Agora, um novo conceito promete invadir o décor: do sueco, lagom significa “suficiente, adequado, justo”. Ligada ao equilíbrio e à moderação dentro e fora de casa, a tendência é um estilo de vida que volta o olhar para a beleza dos detalhes e para o consumo consciente.

“Lagom faz parte da vida diária, inclusive da casa. A casa escandinava atinge o equilíbrio perfeito entre minimalismo e maximalismo, resultando em um espaço clean e calmo que também é aconchegante e convidativo”, Niki Brantmark, do site My Scandinavian Home, disse ao MyDomaine Austrália.

Na hora de aplicar o conceito ao décor, vale escolher móveis pontuais que tenham função bem definida. “O mobiliário é escolhido de acordo com o uso e os moradores do ambiente – sem excedentes desnecessários. Eu percebi que os suecos têm a incrível habilidade de se cercar com peças escolhidas a dedo que também servem um propósito”, Niki explicou.

A paleta, assim como no restante do estilo escandinavo, tem base nas cores neutras e claras, criando ambientes que convidam ao relaxamento. “As cores tranquilas e suaves, como os brancos e cinza ou terrosos, são excelentes para formar a base de um espaço bem equilibrado. Outras cores se infiltram de tempos em tempos, mas raramente há um conflito entre tom e padrão”, a blogueira contou.

Outro elemento importante é a natureza, que aparece tanto na incidência solar quanto nos vasos e nos tecidos. “A natureza tem uma forte influência na casa sueca, com muitos optando por camadas de texturas naturais, como linho, lã e madeira, que acrescentam aconchego”, Niki completou.

Abaixo, selecionamos alguns ambientes que, assim como o lagom, prezam pelo equilíbrio de cores, texturas, materiais e elementos. Que tal usa-los de inspiração para o décor de casa?

Projeto da Mestisso Arquitetura e Interiores.

Projeto da Doob Arquitetura. (Julia Ribeiro/DOOB Arquitetura).

Projeto da RAP Arquitetura. (MCA Estúdio/RAP Arquitetura).

Projeto da Mestisso Arquitetura e Interiores.

Matéria publicada na Casa Claudia em 09 de agosto de 2017.