English Version

SPBR ARQUITETOS É UM DOS FINALISTAS DO MIES CROWN HALL

11/07/2016

Casa de fim de semana, projetada pelo arquiteto Angelo Bucci, está entre as sete melhores obras do continente americano

Marcada pelo seu corpo suspenso e uma piscina no limite do gabarito, a Casa de fim de semana, projetada pelo arquiteto Angelo Bucci, em São Paulo, é uma das sete obras finalistas da segunda edição do Prêmio das Américas Mies Crown Hall (MCHAP).

Idealizada pela Faculdade de Arquitetura Illinois Institute of Technology (IIT), nos EUA, a premiação busca reconhecer projetos recentes construídos no continente americano, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2015.

Dentre os 175 candidatos concorrentes, foram selecionadas – além do brasileiro – obras desenvolvidas por escritórios do Peru, Estados Unidos, México e Canadá. Entre eles, o destaque para o recém-inaugurado centro cultural Grace Farms, projetado pela dupla de arquitetos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, fundadores do premiado SANAA e vencedores do Pritzker 2010.

O anúncio foi feito pela comissão julgadora – formada por Stan Allen, Wiel Arets, Ila Berman, Jean Pierre Crousse, Florencia Rodríguez e Dirk Denison – na última sexta-feira (24), na cidade do México, durante o tour dos jurados pelas obras desta reta final do certame.

O vencedor será divulgado durante um simpósio que será realizado na IIT, no dia 19 de outubro, em Chicago. Além do reconhecimento do prêmio, o escolhido ganhará uma vaga de um ano como acadêmico na instituição e 50 mil dólares que serão destinados à pesquisa e uma publicação sobre o tema “Rethinking Metropolis”.

A primeira edição do prêmio laureou um dos poucos projetos do arquiteto português Álvaro Siza no Brasil, o edifício sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, junto ao estacionamento vertical 1111 Lincoln Road – da dupla suíça Herzog & de Meuron.

www.arch.iit.edu

Matéria publicada pelo Portal Arq!Bacana em 30 de junho de 2016

Confira abaixo a lista das sete obras finalistas:

1° FOTO. Projeto: Casa de fim de semana
Escritório: SPBR Arquitetos – Angelo Bucci
Local: São Paulo, Brasil

2° FOTO. Projeto: UTEC Campus
Escritório: Grafton Architects
Local: Lima, Peru

3° FOTO. Projeto: Pachacamac Museum
Escritório: Llosa Cortegana Arquitectos
Local: Lima, Peru

4° FOTO. Projeto: Torre 41
Escritório: Alberto Kalach
Local: Cidade do México, México

5° FOTO. Projeto: Star Apartments
Escritório: Michael Maltzan Architecture
Local: Los Angeles, Califórnia

6° FOTO. Projeto: Grace Farms
Escritório: SANAA
Local: New Canaan, Connecticut, Estados Unidos

7° FOTO. Projeto: Fort York National Historic Site Visitor Centre
Escritório: Patkau Architects & Kearns Mancini Architects
Local: Toronto, Ontario, Canadá