English Version

DMAIS DESIGN MOVIMENTA A CAPITAL MINEIRA EM TORNO DO DESIGN

09/05/2016

Se formos pensar friamente, o design está em tudo e em todos os momentos de nossas vidas, da escova de dentes ao carro que usamos para nos locomover, passando pela moda e decoração. Exatamente por isso, a 3ª edição do DMAIS Design chega a capital mineira com o objetivo de aproximar mais as pessoas deste conceito.

Nos dias 13 a 19 de junho (segunda-feira a domingo), os belo-horizontinos e turistas que visitarem a cidade poderão aproveitar uma programação intensa, que incluirá lançamento de produtos, palestras, coquetéis, exposições e intervenções. Apesar de ser ainda muito voltado para os segmentos de mobiliário e design de interiores, em 2016, o DMAIS Design começa a abrir os horizontes e dialogar com outras áreas do design, como moda e joalheria. Para saber todos os detalhes do evento, o público poderá acessar no final de maio o site do evento (www.dmaisdesign.com.br). A maioria dos eventos é gratuita e aberta ao público.

Entre as marcas que marcam presença na semana mineira do design, estão: Abatjour de Arte, Accervo Design, América Móveis, Arca Conceito, BoConcept, Deck Home, Donatelli, Espaço 670, Hunter Douglas, Idelli, Innere, Inside, Lider Interiores, Linea D’oro, Maria Alice Decorações, Micheliny Martins, Oppa, Papilio Tapetes, Ponteio Lar Shopping, Portobello Shop, Prima Linea, Prodomo, Quality, Smart Automação, Talento Jóias, Templuz, Tempori, Tom Sobre Tom e Uniflex.

Diferenciais desta edição

Idealizador e curador do festival, Renato Tomasi adianta algumas novidades desta 3ª edição.

“O que foi sucesso permanece, como é o caso do Design Tour, onde o público embarca em uma Van e vai percorrendo os principais eventos. O ciclo de palestras com participação de nomes consagrados também, e ainda teremos grandes novidades em nossa programação”, revela Renato.

Outra grande novidade foi uma seleção de ações relacionadas ao design sem ligação a alguma marca conhecida. Para isso, o evento recebeu várias inscrições e escolheu 10 ações. Entre elas está à exposição “Oficina de Jeceaba”, que irá ocorrer na Escola de Design da UEMG. A mostra é fruto de um trabalho realizado na cidade mineira de Jeceaba, que consistia em aulas práticas de criação de objetos em madeira de pallets descartados pela siderúrgica da região. O intuito era demonstrar as muitas possibilidades que este resíduo oferece, estimulando a comunidade interessada a valorizar e explorar seu potencial e do material. No festival na capital mineira, o público poderá conferir os pallets sem uso, os produtos e as imagens do processo. Tudo isso mesclando design, arte, criatividade e sustentabilidade.

QG do design

O QG do festival, que será montado no 4º piso do BH Shopping, funciona como um ponto de encontro. Esse ano será desenvolvido no formato de um lounge cenográfico assinado pela arquiteta Juliana Vasconcellos.

Para a criação e desenvolvimento do QG, a arquiteta se inspirou na ideia de representar a importância do design no viver contemporâneo ao longo do tempo. Ela explica que quis mostrar referências do século passado, principalmente, do período moderno brasileiro; referências do design atual em sua linguagem e estilo e uma projeção das tendências que vê para o design no futuro. Esse último com conceitos bem marcantes de sustentabilidade, flexibilidade e adaptabilidade de uso, com uma estética mais futurista. Os espaços serão abertos e convidativos e todos poderão usufruir de todo o cenário.

Para Juliana Vasconcellos, o DMAIS é um importante evento para o mercado de design em Minas Gerais. “Acredito que a semana de design mineiro será uma vitrine para mostrarmos o que o mercado tem de melhor. Abre possibilidade para novas parcerias entre os profissionais, lojas e indústria. Estimula a criatividade e a inovação, pois, funciona como um intercâmbio de ideias criativas promovendo novos projetos e exposições, além de ter um importantíssimo papel no quesito relacionamento, já que os eventos promovidos no circuito aproximam as pessoas”, completa a arquiteta.

DMAIS Design

Data: 13 a 19 de junho

Endereço: Com eventos, seminários, lançamentos, palestras por toda Belo Horizonte

Informações: www.dmaisdesign.com.br

Fonte: Jornalistas responsáveis: Liège Camargos, Marianna Moreira, Fernanda Cruz e Patrícia Prates