English Version

COM O AMARELO, TUDO SE ILUMINA!

04/04/2016

Eleger uma cor quente e estimulante e deixar que ela tome conta do espaço. Eis a estratégia da arquiteta Larissa Bassi para dar vida à cozinha do apê que divide com o namorado, o empresário Marcelo Barboza, em Porto Alegre.

“O amarelo é vibrante e moderno, combina com nosso estilo de vida”, justifica a arquiteta. No projeto, assinado por ela e por Fernanda Fleck, sua sócia no escritório Ambientta Arquitetura, o tom vestiu o chão e uma das paredes na forma de um inusitado revestimento de PVC resistente à umidade. A escolha pela integração aos cômodos vizinhos – lavanderia e sala de estar – também contribuiu para o aumento da luminosidade e da amplitude. De quebra, facilitou o exercício de uma das paixões do casal. “Nosso hobby é cozinhar para os amigos. Agora, sim, podemos recebê-los com conforto”, comemora a moradora.

O visual de cozinha americana foi conquistado graças ao vão de 1,45 x 1,40 m, aberto na divisória com a sala, que recebeu o balcão de refeições.

Do outro lado, o acabamento em destaque é uma manta de PVC amarela, similar à usada em pisos táteis para deficientes visuais – aplicada com cola de contato diretamente sobre os azulejos. Não inflamável e resistente a temperaturas de até 180 ºC, o material pôde ficar na região do cooktop, protegido pelo frontão alto da bancada.

No chão, uma manta similar, porém lisa, também foi colada sobre o revestimento anterior.

A antiga parede que separava cozinha e lavanderia foi removida e a bancada se estende até a área de serviço. Armários com pouca profundidade garantem a boa circulação do corredor.

Matéria publicada pela jornalista Juliana Duarte do portal Minha Casa em 28 de março de 2016