English Version

LUXO ESSENCIAL

07/01/2016

Despojada e bela por natureza, a madeira nua dispensa adereços

Desde tempos imemoriais, a madeira é matéria-prima de moradias e utensílios. Na era do design limpo, ela encontra sua melhor expressão na versão clarinha típica de variedades como pínus, carvalho, faia, abeto e bordo, comuns na manufatura europeia. O apelo do material orgânico foi ouvido pelos criadores, que combinam características sensoriais com o racionalismo contemporâneo. Assim nascem até peças artesanais, como a delicada luminária trançada e a poltrona ondulante. Para esta última, o designer Eduardo Benamor Duarte buscou inspiração na obra do escritor brasileiro Paulo Coelho. “Mesmo objetos inanimados guardam uma essência espiritual…”, ele cita.

Matéria publicada pela jornalista: Liège Copstein da Arquitetura e Construção

1° FOTO - Refúgio silvestre. Em Barcelona, o escritório Alventosa Morell Arquitectes utilizou ripas de abeto sem tratamento em todo o exterior desta casa de campo. Distribuída em seis módulos interligados por um salão principal, a construção integra-se ao bosque circundante.

2° FOTO - Em busca de clareza. O laminado de pinho recobre piso, parede, forro e vigas da residência projetada pelo estúdio mA-style architects, do Japão. Da mesma madeira, a escada dá acesso à despensa, ambiente construído em forma de caixa.

3° FOTO - Trama rústica. Swill é o pendente criado pelo designer Sebastian Cox para resgatar o artesanato britânico de lâminas de carvalho trançadas. Cada cúpula, de 10 x 10 x 12 cm, sai por £ 325 em sua loja virtual.

4° FOTO - Vaidade permitida. Na bandeja para miudezas (20 x 40 cm), se encontram dois espelhos e uma luminária. Tudo feito de faia branca pelo norueguês Andreas Bergsaker. Entrará em produção até o final do ano, com valor sob consulta.

5° FOTO - Prateleiras se escondem. Esculpido por Jeremy Zietz numa única tora de freixo americano, o Collector Cabinet (16 x 30 x 104 cm) abriga peças pequenas. Por US$ 4,1 mil, diretamente com o designer.

6° FOTO - Poltrona em ondas. O arquiteto português Eduardo Benamor Duarte produziu a cadeira Animada a partir de uma esteira móvel de roletes de freixo cru para um projeto humanitário a favor de refugiados. A peça de 90 x 91 x 120 cm irá a leilão na Sotheby’s.

7° FOTO - Carteira à mão. Leva dois meses a fabricação de cada peça da Creme Wooden Purse, do israelense Tesler Mendelovitch. Exibe recortes de película de faia branca sobre o couro. Mede 14 x 30 cm e sai por US$ 780 em seu site.