English Version

A BOA ENERGIA QUE VEM DAS CORES

16/11/2015

Você sabia que os tons certos nos ambientes podem atrair vibrações positivas? É o que revela a expert em feng shui e designer de interiores Mon Liu. “O feng shui, técnica chinesa de harmonização de espaços, nos convida a tirar partido do poder que as tonalidades têm para atrair energias auspiciosas.” Antes de aplicar as regras em casa, entretanto, é preciso observar a personalidade de cada morador. “Uma pessoa agitada tende a ficar mais ansiosa diante de matizes estimulantes”, exemplifica. Por isso, vale equilibrar a paleta levando em conta também as emoções que ela lhe causa, além do seu gosto pessoal.

Veja como colocar em prática as dicas da especialista:

SALA DE JANTAR

Se a intenção é controlar o apetite, aposte no azul, lilás ou verde, que têm efeito calmante. “Já se a ideia é auxiliar a estimulá-lo, por exemplo, em crianças com dificuldades para se alimentar, tons alaranjados ou o amarelo cumprem esse papel”, explica Mon Liu. Para unir as funções, busque o equilíbrio entre essas tonalidades, como no ambiente ao lado.

COZINHA

Aqui a criatividade deve imperar, mas o ambiente também pede organização, funcionalidade, limpeza e praticidade. Um bom mix pode adotar tons claros, como o branco para as superfícies maiores, e matizes alegres salpicadas nos detalhes. “Lembrando sempre que por serem, geralmente, espaços muito compactos é preciso ter cuidado com o excesso de cor, que pode resultar em um clima pesado”, sugere Mon Liu. “As tonalidades metálicas de eletrodomésticos e puxadores também são favoráveis, pois estimulam a inventividade.”

HOME OFFICE

Pense na atividade que será exercida no espaço. “Quando a ocupação exige concentração, como escrita, leitura ou cálculos, o verde e o azul são ótimos. Para profissões que pedem inspiração e criatividade, o melhor é usar cores estimulantes ou alegres, como o laranja e o amarelo”, ensina a especialista. Mas sempre é bom ter cuidado para não exagerar. “Se uma parede é laranja, procure equilibrar com detalhes de cores frias, como o cinza.”

SALA DE ESTAR

“A gama de beges e marrons traz aconchego e estimula a comunicação. Por isso esses tons são muito usados em ambientes sociais, onde a integração entre a família e os amigos é muito bem-vinda”, explica a especialista. Toques de cores vivas em almofadas e em outros detalhes, como na imagem acima, podem complementar a paleta sem afetar essa atmosfera convidativa. “Se for a sala de uma casa de campo, uma boa pedida são as tonalidades terrosas, mais quentes, que se equilibram com a tranquila paisagem verde. Já em refúgios na praia, prefira o verde, o azul ou o turquesa. Eles dão sensação de frescor.”

VARANDA

“Ambientes abertos precisam ser acolhedores e relaxantes para propiciar o descanso e as longas conversas ou até mesmo virar um canto tranquilo para a meditação”, acredita Mon Liu. “As cores terrosas são uma boa escolha para conquistar uma atmosfera tão especial”, avalia.

QUARTO DE CASAL

O rosa faz muito bem para a autoestima e é perfeito para promover a tolerância e o amor. “Mas não é preciso pintar as paredes do ambiente dessa tonalidade a fim de obter o efeito desejado”, enfatiza a designer. O pérola, por exemplo, que tem um pouquinho do rosa em sua composição, pode ser usado na pintura. “Deixe a cor pura, em seus variados tons, e também detalhes de laranja ou vermelho para a colcha, almofadas, cortina ou lençol. Todas essas tonalidades remetem a bons relacionamentos.”

Matéria publicada na Revista Minha Casa