English Version

O TEMPO ESFRIOU? VEJA 7 LAREIRAS QUE TRAZEM ACONCHEGO PARA A SALA

19/10/2015

Em versões tradicionais ou não, as sete lareiras a seguir trazem aconchego, embelezam a sala e, o mais importante, agregam família e amigos em torno do calor.

01 - Com fundo de vidro temperado (8 mm), o exemplar a gás (0,40 x 0,55 x 2,10 m), projetado pelo escritório Corsini Shinagawa Arquitetos, valoriza o jardim. Executada pela LCZ, a lareira tem base e moldura de aço inox. “Um nicho na alvenaria embute a TV, protegendo-a contra o calor”, explica Rogério Shinagawa.

02 - A tulha de café da fazenda se tornou uma área de lazer no projeto do arquiteto Renato Tavolaro. “Para preservar as paredes centenárias, evitei construir uma peça de alvenaria”, diz ele sobre a escolha do modelo de aço Girolar 360o Milão (suspenso, giratório, com boca de 1 m de diâmetro e adaptável ao uso de lenha ou álcool gel), da Largrill.

03 - A fim de driblar o frio que faz durante o inverno nesta casa de praia, os arquitetos do escritório Santos Bergamasco elegeram uma versão a lenha, com coifa de aço corten (0,70 x 1,40 m, feita sob medida pela Construflama). O duto da chaminé se prende numa viga de metal logo acima da treliça de bambu.

04 - Também executada pela Construflama, a lareira a gás (0,37 x 0,47 x 1,84 m), desenhada por Maristela Faccioli e Regina Junqueira, funciona como aparador e divisória entre o estar e a sala de TV. Com borda de aço inox e revestimento de limestone, garante conforto e visual contemporâneo à moradia.

05 - Destaque na casa de praia desenhada pelo studio mk27, esta proposta a lenha tem como arremate o friso de MDF revestido de folha de ipê no tom champanhe, que acompanha o formato retangular (0,50 x 1,36 x 5 m). À frente da parede de pedra, une aconchego a imponência.

06 - Num arborizado condomínio litorâneo, o projeto de Katia Perrone recebeu o exemplar a lenha Gota (0,60 x 1 m), da Construflama. Devido à altura do pé-direito, fez-se um reforço na laje para que o duto não balance.

07 - Criada para aquecer a sala com pé-direito duplo (5,90 m), a opção a gás, elaborada pelo escritório Suite Arquitetos, parece um rasgo nos painéis de cumaru. Com 0,50 x 0,53 x 5,50 m, leva no interior granito marrom levigado (2 cm de espessura), que ajuda a isolar termicamente a lareira.

Matéria publicada na revista Casa Claudia