English Version

JALAPÃO HIGH-TECH: MÓVEIS ARTESANAIS ASSINADOS POR GUTO REQUENA

08/10/2015

Recém-lançada por Guto Requena numa mostra em Paris, esta coleção de móveis de alumínio traz o delicado mix das mandalas de capim-dourado, típicas do Tocantins, e a tecnologia digital

A originalidade do trabalho conquistou a França. Pudera: seu visual incomum é fruto do encontro das memórias de Guto com sua aura de modernidade. “Por um lado, o homem fica mais tecnológico, por outro, retoma coisas simples e autênticas”, afirma. “O futuro será pautado por essa realidade híbrida.” Na linha The Golden Harvest, o arquiteto seguiu o princípio à risca.

Resultado da parceria com a badalada Gallery S. Bensimon, em Paris, o lançamento reúne sete itens formados de estruturas metálicas cortadas a laser e tingidas de tom de ouro, com padrão semelhante ao das colmeias das abelhas-mumbuca – por sinal, Mumbuca é o nome da comunidade do Jalapão em que o profissional pesquisou técnicas artesanais.

A graça da coleção está justamente em rechear todas as criações com esferas de fibra. “Sempre admirei a cor e a forma dessa espécie de mandala.” Ainda neste ano, os produtos circularão por feiras e festivais de design em Londres, em Hong Kong e na Cidade do México.

Matéria publicada na revista Casa Claudia em julho de 2015

Foto 01 - O arquiteto Guto Requena

Foto 02 - Batizada Trono da Rainha, a poltrona (56 cm x 49 cm x 1,60 m*) exibe assento de couro

Foto 03 - Com desenho que lembra a haste do capim-dourado, a luminária (1,10 m de altura) tem parte da cúpula finalizada com vidro

Foto 04 - São interligadas a parafusos as três folhas do biombo (1,70 x 1,80 m*), repleto de pequenas mandalas de fibra