English Version

GARIMPEIROS URBANOS

06/10/2015

Criativa e curiosa, esta dupla é composta de verdadeiros caçadores de relíquias, que passam por caçambas, feirinhas de antiguidades e ferros-velhos com o olhar atento. Eles vivem de encontrar, recuperar e vender peças com look industrial e já vivaram referência a quem aprecia tema.

DESBRAVADOR DO ESTILO

Há 16 anos, quando inaugurou a Desmobila, João Livoti teve dificuldade em explicar o conceito de seus móveis, muitos feitos utilizando outras peças. Hoje, a loja é um sucesso.

Compreender o mix encontrado na Desmobila, que vende de clássicos de design a peças vintage, exige o conhecimento do background plural fundador. “Antes de me formar em desenho industrial na Itália, trabalhei na fábrica de móveis populares do meu pai no Paraná”, revela João, que decide não apenas a escolha dos itens à venda – seja usados, seja novos – mas também se dedica a reconfigurá-los “Uma banqueta pode nascer da junção de um pé de máquina com um fragmento de aeronave”, conta “São criações assim, customizadas, que compõem o apelo destroyed”, completa.

PASSAPORTE EM MÃOS

O designer Fábio Souza aprendeu a valorizar detalhes únicos de itens antigos. E é percorrendo um país aqui e outro lá que ele abastece sua loja, batizada À La Garçonne.

“Qualquer material pode se adaptar à levada destroyed, desde que, obviamente, traga o aspecto desgastado”, diz Fábio Souza. “Mas, normalmente, os materiais mais resistentes, como ferro e madeira, adaptam-se melhor”, exemplifica. Quando criou a À La Garçonne em busca de não apenas produtos mas também lifestyle, o designer tentou reunir num só lugar conceitos e peças recicladas, usadas, refeitas, antigas e vintage. “Muitos artigos de décadas passadas trazem o charme de detalhes feitos a mão e para encontra-los faço a seleção e várias partes do mundo”, completa.

Matéria publicada na revista Casa Claudia em junho de 2015

Fotos 01, 02, 03 e 04 - João Livoti com o rack dos anos 1950, a banqueta metálica Diesel e o criado mudo amarelo

Fotos 05, 06, 07 e 08 - Fábio Souza e seus achados