English Version

O LADO MAIS FASHION DO DESIGN DE INTERIORES

05/10/2015

Você já deve ter assistido a um desfile de alta-costura e se perguntado: “Alguém usaria um vestido desses na rua?”. Claro que não! A passarela é menos uma vitrine do que um laboratório para o profissional soltar a criatividade e, quem sabe, lançar tendência. Mostras de decoração também são um pouco assim: elas apresentam novidades e ideias ousadas que podem muito bem servir de inspiração, mas, para isso, precisam ser adaptadas à nossa realidade.

Quer alguns exemplos? Confira os destaques da Casa Cor Santa Catarina 2015, que aconteceu de 28 de maio a 12 de julho em Florianópolis.

Matéria publicada na revista Minha Casa em agosto de 2015

Foto 01 – O estilo industrial pode não agradar a todos. Uma coisa, contudo, é inegável: poucas tendências são mais modernas e cosmopolitas do que essa! E é justamente assim o perfil do morador imaginado pelo escritório Haus Engenho Arquitetura e Interiores ao desenhar a Suíte Urban-U. Cinza, concreto, instalações elétricas aparentes e um enorme grafite na parede evidenciam o clima urbano.

Foto 02 – Gosta da sensação de calma que o branco traz, mas tem medo de que o ambiente fique monótono se apostar só nessa cor? Pois a Sala Íntima dos 50 Tons de Branco prova que monocromia não é sinônimo de tédio. O projeto da design de interiores Laura Gransotto explora diferentes gradações nos revestimentos e objetos, bem como mistura textura e volumes. “Com isso, conquistamos um efeito óptico e luminoso incrível”, destaca.

Foto 03 – Pôsteres, ilustrações e fotos são boas opções para quem quer decorar com arte sem gastar tanto. Muitas vezes, porém, não é só o orçamento que é apertado – em imóveis pequenos, talvez não sobrem paredes livres para pendurar as obras. O Home Theater criado por Leonardo Caldart e Letícia Pimentel Silva Caldart usa o corredor para esse fim. A grande sacada é que a porta também integra a galeria – repare que, além da imagem impressa, ela ostenta uma moldura preta como a dos quadros.

Foto 04 – Exibir os hobbies é um belo jeito de compartilhar as paixões com as visitas e, de quebra, deixar o décor personalizado. O Ateliê do Mestre Cervejeiro, do escritório Sarau Arquitetura, se esbalda nessa proposta – além da parede de garrafas, o ambiente exibe outros detalhes que remetem ao tema, como o pote de rolhas.