English Version

CASA DE RONALDO FRAGA EM MG É UMA CONSTRUÇÃO ART DÉCO RESTAURADA

28/09/2015

A casa da década de 1930, em Belo Horizonte, virou morada do estilista

Graças a Ronaldo Fraga, uma bela construção art déco renasceu. Poucos passos separam o ateliê da morada. A mudança da morada e trabalho do estilista Ronaldo Fraga para um bairro provinciano da cidade de Belo Horizonte, resultou numa rotina mais ágil e tranquila e no enorme ganho de tempo.

Preservar é uma prática cotidiana no trabalho do estilista mineiro, um incansável incentivador da cultura brasileira. A cada coleção de roupas, ele resgata preciosidades de nossa história. Esse mote também orientou a escolha do lugar onde resolveu morar em Belo Horizonte depois de uma temporada fora do país. “Gosto da atmosfera provinciana ainda presente na Floresta. Nesse bairro, já viveram os operários do início do século passado, além de dois moradores ilustres: os Rosas – Noel e Guimarães”, afirma.

Essa memória afetiva ajudou Ronaldo e a mulher, Ivana, a encarar, há dez anos, o restauro da casa da década de 1930. Readequaram os espaços internos e restauraram o que foi possível: pisos, esquadrias, fachadas e o jardim. A fim de ganhar ainda mais comodidade, o estilista transferiu, em 2014, o ateliê para o galpão vizinho. “Hoje, estou no céu. O carro não sai da garagem, e sobra tempo para ir à academia e ao mercado, além de acompanhar o dever dos meninos.”

Matéria publicada na revista Arquitetura & Construção em maio de 2015

Foto 01 - Graças a Ronaldo Fraga, a bela construção art déco renasceu.

Foto 02 - Pó de pedra reveste as fachadas da casa, como era o desejo da antiga moradora, homenageada nesse gesto pelo estilista Ronaldo Fraga. O lustre do hall de entrada é uma criação muito bem elaborada do artista Paulo Henrique Pessoa, o Ganso.

Foto 03 - Peças garimpadas em antiquários e brechós decoram a sala. “Adoro saber que esses móveis já habitaram outras casas.” comenta o estilista.

Foto 04 - Proveniente do peixe pirarucu, criado em curtumes que investem no tratamento de afluentes, o material desenvolvido pelo estilista Ronaldo Fraga recobre as mesas fabricadas pela mineira Anno.

Foto 05 - Apaixonado pelo imóvel, Ronaldo Fraga pediu seu tombamento junto ao Conselho do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte com intuito de resgatar a identidade do lugar.