English Version

BANHEIROS: CINCO AMBIENTES COM CONFORTO TOTAL NO BANHO

02/09/2015

Se você sonha com um spa particular, estes cinco projetos trazem muita inspiração, pois apostam tanto em materiais que tornam o espaço para lá de agradável quanto em equipamentos essenciais na hora de relaxar. A generosa luz natural completa o clima.

01 - Combinar aconchego com sofisticação foi a proposta do arquiteto Dado Castello Branco para este banheiro no ambiente planejado para a mostra Casa Cor Sa~o Paulo. O mármore special white cobre as paredes e destaca o tom quente da canela de demolição do piso (Casulo Design). Dispostas à frente das persianas (Unifex), as cortinas (Casa Fortaleza) deixam a claridade entrar, além de destacarem o pé-direito de 2,80 m. Uma antiga escada (Arnaldo Danemberg) serve de apoio para as toalhas (Trousseau). A banheira (Vallvé) fica sobre uma base elevada – feita do mesmo mámore da parede (Galleria Della Pietra), também usado para delimitar as diferentes áreas.

02 - Graças à área generosa – 22 m2 – do ambiente, os arquitetos Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes puderam realizar o sonho da moradora: um banheiro integrado ao exterior da casa. Ligado ao jardim por meio de portas de vidro, o espaço ganhou aconchego devido à junção do piso de garapa com o tom acinzentado das paredes (Suvinil, cor Prata, ref. C161). Marcenaria executada pela Madeirarte. “Com portas espelhadas, o armário suspenso tem 15 cm de profundidade, medida ideal para guardar cosméticos”, explica Antonio Ferreira Junior. A bancada é de Silestone, e os metais, da Deca. “Se a ordem é desacelerar, não pode faltar uma banheira”, ensina Antonio. Esta já pertencia à moradora, mas modelos vitorianos similares podem ser encontrados na Doka Bath Works.

03 - Para fazer o verde da copa das árvores dominar a ambientação, o banheiro, projetado por David Bastos para a Casa Cor SNao Paulo, tem teto transparente (Casa dos Vidros). O astral campestre é reforçado pelos revestimentos: pedras de diferentes tamanhos (Villa Della Pietra) nas paredes; e teca – madeira resistente à umidade – no piso (We Do) e na bancada (CAP Marcenarias). “Descarte de pedreiras, as rochas dão volume às paredes e contrastam com a madeira”, define David Bastos. O ambiente fica resguardado por uma folha de vidro temperado. Sobre esta, a persiana de piaçava (Fibra Nativa) contribui para o visual rústico-chique. Iluminação da La Lampe.

04 - Protagonista da sala de banho, assinada por Léo Shehtman, o mámore italiano calacata gold (Villa Della Pietra) aparece no piso, nas paredes e na banheira. Projetado para a Casa Cor São Paulo, o espaço dispõe de um módulo de carvalho bem versátil: pode ser prateleira de apoio aos objetos ou fazer as vezes de banco. Quadro da Galeria Lume, vaso da Benedixt e vidros da Guardian. “O conceito clean foi colocado em prática em todos os detalhes, desde o desenho da banheira até a escolha dos metais e objetos”, conta Léo Shehtman. Esculpida no mármore, esta banheira exibe medidas amplas: 1,20 m x 2 m x 70 cm. O perfil delgado da torneira (Deca) arremata o visual com leveza.

05 - Integrado ao terraço e ao quarto do casal, o espaço de 31 m2, projetado pelos arquitetos Alice Martins e Flávio Butti, é um convite permanente ao descanso. Estrategicamente posicionado próximo da ala externa, o trecho envidraçado setoriza a área molhada. “A cobertura de vidro ajuda a iluminar o ambiente e permite contemplar o céu de dentro da hidromassagem”, conta Flávio Butti. Ali, as persianas da Luxafex (Luri) mantêm a privacidade quando necessário e controlam a entrada de luz natural. Sob os pendentes (Lumini), os pufes Campo (Ovo) criam um delicioso canto de estar. Piso de Tecnocimento (NS Brazil). Pastilhas de vidro preto (Vidrotil) forram o piso e as paredes do boxe, recurso que acentua a profundidade do local. Banheira da Jacuzzi.

Matéria publicada na revista Casa Claudia em Julho de 2015