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LOJA PEQUENA É FOCO EM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO

25/08/2015

Embora seja difícil determinar o peso dos lojistas independentes no faturamento dos shoppings, esses pequenos e médios empresários têm um papel estratégico principalmente nos centros comercias voltados para a base da pirâmide econômica. Diferentemente das grandes redes ou franquias, são empreendedores que não têm uma estrutura de planejamento e gestão para enfrentar períodos de crise. Para ajudar a contornar o problema, há shoppings que oferecem cursos para dar ferramentas para esses lojistas enfrentarem os tempos difíceis.

Um exemplo é o grupo Almeida Junior, a maior empresa de shopping centers do Sul do Brasil com mais de 60% de Market share em Santa Catarina. O grupo conta com cinco shoppings em operação – Neumarkt Shopping e Norte Shopping (Blumenau), Garten Shopping (Joinville), Balneário Shopping (Balneário Camború) e Continente Shopping (Grande Florianópolis), e um em construção, o Nações Shoppings (Criciúma), que será a inaugurado primeiro semestre 2016. Os shoppings da Almeida Junior receberam 44 milhões de clientes em 2014.

Com o objetivo de qualificar o atendimento dos lojistas, o grupo começou em meados de julho o “Programa de Capacitação de Lojistas e Equipes de Vendas”, para todos os lojistas, gerentes e vendedores da operações dos cinco shoppings do grupo.

A capacitação será realizada em seis etapas – entre julho e novembro – e vai abordar e aprofundar temas como marketing de varejo, inteligência competitiva, gestão de pessoas e resultados, retenção de talentos de varejo, inteligência competitiva, gestão de pessoas e resultados, retenção de talentos no varejo e palestras motivacionais. “Em um ano com cenário desafiador, é importante pensarmos diferente. Por isso estamos investindo na capacitação e na qualidade do nosso atendimento, entre outras ações, para proporcionar ao cliente experiências positivas de compra, lazer e serviços”, diz Monique Campos, superintendente de marketing corporativo do grupo Almeida Junior.

O programa parece ter sido bem-recebido. “A iniciativa de trazer a capacitação foi importante para ver o que mais podemos fazer além do que já fazemos na loja. Já que o momento é de desafios temos que aproveitar para fazer diferente. Percebi que podemos melhorar o entendimento do que o cliente realmente quer”, diz Mariana Canto, proprietária da loja In Love, que vende multimarcas no Balneário Shopping, em Camboriú.

Matéria publicada no jornal Valor Econômico em 16 de julho de 2015