English Version

APÓS REFORMA, APARTAMENTO GANHA AMPLITUDE, LUZ E PEÇAS DE DESIGN

19/08/2015

Remodelado por completo, o novo apartamento de um casal do Rio de Janeiro aposta em ambientes amplos, móveis assinados e obras de arte. Tudo sem frescura mas convidativo o bastante para receber os amigos com conforto e alegria.

Total harmonia de idéias.

No piso da sala tábuas de carvalho-brasileiro regem a atmosfera tranquila. No tampo inferior da mesa de centro da sala da loja Montenapoleone, o cachepô tramado é da H.Stern Home. Tapete de kilim da Casa Julio. e o vaso de flores do Gabinete Duilio Sartori.

Total harmonia de ideias.

Depois de vários anos morando de aluguel em espaços sempre arrumados de forma improvisada, o casal carioca – ele, publicitário, e ela, pediatra –, com filhos de 6 e 9 anos, resolveu que havia chegado o momento de buscar um imóvel bacana para a família. “Era um passo e tanto, mas estávamos motivados a investir no que queríamos”, conta o marido. “A obra se prolongou por quase um ano. Trocamos os revestimentos, definimos os móveis durante o quebra-quebra e nos mudamos praticamente só com as malas de roupas, trazendo apenas dois quadros da casa anterior. De resto, tudo é novo”, comemora ele. As linhas retas da estante e do banco embaixo da janela partiram da premissa de que o melhor seria investir numa marcenaria simples porém de qualidade. “Se a base for boa e consistente, ficará mais fácil mudar os itens de decoração ao longo do tempo”, afirma a profissional. Quase todo o mobiliário do amplo estar leva a assinatura de designers consagrados, o que ajuda a imprimir personalidade ao ambiente. Algumas peças vieram de fora, trazidas na bagagem, como a luminária da mesa de jantar. “Somos tranquilos e confiamos demais na parceria com a Gisele. Ela propunha, e a gente concordava. Agora, chegou a vez de aproveitar. Já aconteceu de sentarmos aqui na sala e olharmos para os lados sem acreditar que chegamos a este visual tão bonito. Dá um prazer danado ver a casa pronta, refletindo exatamente o que imaginávamos”, revela ele com um largo sorriso no rosto.

Na sala, o sofá ,mesa de jantar Dinn, de Jader Almeida, e as cadeiras Merano, do italiano Alex Gulfer são peças do LZ Studio. Almofadas com diferentes e divertidas estampas são da loja Poeira. A estante baixa de linhas retas de limestone apoia obras de arte e outros objetos, uma maneira de organizar e aproveitar o espaço da sala. “Com traços elegantes, os móveis reforçam a leve ambientação da sala”, comenta a arquiteta Gisele Taranto.

O pendente da sala de jantar é da marca holandesa Moooi que o casal carioca trouxe de viagem.

Atrás da poltrona Mad, do designer braasileiro Jader Almeida, o quadro do francês Mr. Brainwash foi adquirido numa visita do casal a Cannes.

MORADA DE LIVROS.

Na suíte do casal, prateleiras (72 x 27 x 2 cm*) alinham-se fixadas diretamente na alvenaria com espaçamento de 33 cm. Execução da Indústria Brumatti.

Vão providencial.

Um pequeno dente (30 x 20 x 16 cm*) na mesa de cabeceira do quarto do casal encaixa as edições dos livros que devem ficar à mão. Cama da Flou da loja LZ Studio e papel de parede da Orlean.

Dois em um.

Mix de banco e módulo baixo, esta estante de limestone da Marmoraria Realce comporta nichos com largura de 29, 58 e 87 cm, profundidade de 50 cm e altura de 32 cm. Este tipo de estante com linhas retas é ideal para guardar álbuns de fotos, livros e caixas organizadoras.

Superfície múltipla.

No lavabo, a bancada de limestone bateig blue funciona como pia e armário. O nicho recortado (75 x 36 x 37 cm*) armazena mais livros e revistas.

Estante bem bolada.

De diferentes tamanhos, as prateleiras da estante da sala as edições de arte, ora na vertical, ora na horizontal, deixando as lombadas sempre à vista.

matéria publicada na revista Casa Claudia em maio de 2015.