English Version

AJUSTE, SE NECESSÁRIO

03/08/2015

Dimitrih Correa buscou inspiração em barcos para criar apoio regulável para pés de seu banco.

O Designer Dimitrih Correa.

Banco Fragata, de freijó e corda de poliéster proveniente de reciclagem de garrafa pet.

Peças de Dimitrih Correa, detalhe de assinatura na madeira.

Peças de Dimitrih Correa.

Vencedor da categoria Móveis para Sala de Estar e Jantar do Salão de design 2015, promovido desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o banco Fragata foi feito para oferecer conforto a qualquer pessoa que o use, alta ou baixa. A solução para uma ergomia tão acertada veio do mar do Rio, cidade onde nasceu e mora Dimitrih Correa, autor da peça. “Olhando os bancos disponíveis no mercado, percebi que nenhum tem apoio ajustável para os pés. Um dia, na praia, vi os sistema de cordas das velas de um barco e era perfeito para o que eu queria”, conta.

O banco, batizado com o nome de embarcação que o inspirou, impressionou a comissão julgadora do prêmio pela engenhosidade aplicada ao sistema de regulagem de apoio e também por mostrar uma linha de trabalho responsável, característica que o designer herdou do pai, jornalista apaixonado por criar pequenos objetos de madeira. “Morávamos no bairro de Santa Tereza e lá muitas casas eram demolidas e a madeira de pinho-de-riga ficava abandonada, era um desperdício. Meu pegava aquelas sobras e levava para a oficina que tínhamos em casa. Eu o via criando e achava maravilhoso, queria fazer também”, conta.

Estudante do penúltimo ano do curso de Desenho Industrial da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Correa faz estágio na Oficina Ethos, dos designers também premiados no salão Rodrigo Calixto e Guilherme Sass. NO próximo mês, ele fez as malas e parte para a Irlanda, onde vai cursar um ano de sua faculdade pelo Dublin Institute of Technology. “É um lugar que vai me possibilitar trabalhar com a melhor tecnologia do mundo para o design de mobiliário. A minha identidade, brasileira, levo comigo.”

Todas as peças premiadas e finalistas do Salão Design 2015 estarão em exposição no Jockey Club São Paulo, de 12 a 16 de agosto, em evento que acompanha a programação do São Paulo Design Weekend.

matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo em 12 a 18 de julho de 2015.