English Version

1- FALTA DE ESPAÇO TEM SOLUÇÃO APARTAMENTO DE 52 M²

24/07/2015

JOGO DE VOLUMES.

A mescla de funções (serviço, cozinha e sala) determinou as diversas profundidades do móvel (5,75 m de largura) feito de tauari. Execução da Tek Wood.

Idealizado por Oscar Niemeyer (1907-2012) na década de 1950 com espaços coletivos de serviço no térreo, o prédio no centro de Belo Horizonte nasceu sem lavanderia nos apartamentos. Ao assumir a reforma deste dúplex de 52 m2, o arquiteto Marcelo Alvarenga, da Play Arquitetura, recebeu a missão de criar uma. Para atender ao desejo do morador – o estilista Douglas Almeida –, deslocou a cozinha até a sala e transformou o cômodo vago em área de serviço. Outra alteração na planta aconteceu na ala íntima: com a pia no corredor, fora do banheiro, Douglas ganhou conforto. “Meu apê tem um despojamento e uma praticidade incríveis”, afirma.

DUPLA VERSÁTIL.

Garimpadas no antiquário Pé Palito, as mesinhas ganharam carpete colorido no tampo. Redondas e compactas, permitem variar a configuração do estar.

LIMPEZA FÁCIL.

Em frente à pia e ao fogão, o chão recebeu granito cortado na medida (7 x 21 cm) dos tacos existentes. A ideia simplifica a manutenção e ajuda a preservar a madeira. No restante do imóvel, foi conservada a peroba-do-campo original. Adotar um visual contínuo para o piso propicia a sensação de amplitude.

CHAPELARIA NA ENTRADA.

Oito degraus acima da porta, o painel de MDF laqueado inclui espelho, prateleira e ganchos. Na foto, o morador com a gata Miu Miu.

A DELICADEZA IMPERA.

Até a coleção de objetos, como a bandeja com vasos de pedra-sabão (Alva Design), reforça o clima de leveza do apê.

ARMÁRIO TRANSPARENTE.

Na área da marcenaria reservada aos utilitários, as portas são de vidro aramado para deixar as peças à vista.

QUASE INVISÍVEL.

Ao lado do sofá Mole, de Sergio Rodrigues (1927-2014), a mesa (Tok & Stok) é pura discrição com seu tampo de vidro.

MATIZES MASCULINOS.

A paleta sóbria agrupa a cama revestida de tecido cinza (Etna), a bancada de laminado preto e a cortina de linho mescla chumbo plissada.

IMAGEM DUPLICADA.

No banheiro, a porta espelhada cria a impressão de espaço em dobro e serve para o morador conferir o look.

SUPORTES QUE ENFEITAM.

Manter guarda-chuva e sacola à mão nestes ganchos (Alva Design) agiliza na hora de sair de casa.

APOIO LIVRE.

Comprada em Nova York, a luminária pende acima do tampo do criado-mudo (Alva Design), que fica disponível para os objetos.

MÁXIMA ORGANIZAÇÃO.

Atrás da pia, a estante de peroba-do-campo oferece vários nichos para dispor itens de higiene e perfumes.

matéria publicada na revista Casa Claudia em junho de 2015.