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OUSADIAS À MODA DA CASA

21/07/2015

À frente da marca que leva seu nome. Adriana Barra imprime suas estampas-desejo e o lifestyle de liberdade na decoração. Neste terreno, a estilista dá mais um passo com a criação de uma linha exclusiva de estampas para pratos decorativos em promoção realizada por Casa e Jardim. Saiba mais a seguir.

A expressão exuberante, forte, autêntica vai à frente das estampas da estilista, artista e empresária Adriana Barra, 41 anos. Uma mistura que faz suas criações serem desejadas desde 2002, quando as lançou no mundo da moda. A novidade é que ela acaba de chegar aos pratos decorativos em uma parceria inédita com Casa e Jardim.

Adriana produziu estampas para uma série de pratos de porcelana da Oxford, que fazem parte de uma promoção exclusiva de Casa e Jardim para quem assinar a revista. São seis diferentes estampas que se complementam.

A estilista Adriana Barra em sua loja homônima
nos Jardins, que tem, além de roupas, peças
para a casa (Foto: Lufe Gomes/Editora Globo).

Sobre a criação.

“É muito bom quando uma marca me dá liberdade para criar”, resume a artista, feliz com o resultado de sua nova criação. Ela, que já cursou design de interiores na Itália, aconselha acima de tudo a não se prender a regras na hora de decorar. Afinal, foi a autenticidade que a transformou na expressão forte que ocupa a badalada esquina na rua Haddock Lobo, uma das mais disputadas da capital paulista. Na loja-ateliê de um intenso mix de prints, Adriana exerce a direção criativa das coleções – de moda e produtos –, mas divide bem seu tempo. “Não é todos os dias que fico com as estampas. Já vivo cercada delas por onde vou. Sabe o perfumista que precisa trabalhar duas horas por dia, para criar o novo? É parecido”, conta.

Inspiração

A inspiração vem do tempo se esgotando, do turbilhão de solicitações, de consumidores curiosos por suas novidades. “Tenho de ser prática. Há pouco tempo para criar, então você precisa saber o que quer. É a segurança que te deixa ter experiência, que te faz realizar”, diz. Certa disso, e do que aprendeu em todos esses anos, ela segue com as impressões de desejo que construiu criações como as que, você vai poder ter em casa.

Entrevista

CJ | Conte sobre o processo de criação dos pratos para Casa e Jardim.

AB | Eu tinha seis pratos e podia usar quatro cores, então, imaginei como uma coleção. Fiz todos diferentes, mas com a ideia de que, unidos, seguem uma mesma linha e se completam. Há vários jeitos de fazer essa montagem na parede. Quis algo mais gráfico, floral e tribal. Hoje tudo é possível, então, quando há um limite, é mais fácil saber aonde se quer chegar.

CJ | Sei que é difícil responder, mas lá vai: revele um segredo infalível para ousar com estampas em casa.

AB | Olha, não tem cartilha (risos). Todo mundo que vai à minha casa diz que só eu consigo misturar estampas assim, mas não é verdade. Comece por um canto, pelo criado-mudo. Coloque um porta-retrato, uma planta – experimente ir compondo cores... pinte o porta-retrato. Se não ficar bom, pinte por cima. Gosto do que um grande pensador dizia: “Das coisas nascem coisas”.

CJ | O que as prints significam, quando inseridas em uma decoração?

AB | A estampa é necessária. Não só estampar uma peça, mas pontuar o dia a dia do lar com cores que dizem algo sobre você é uma forma de estampá-lo. Já o objeto estampado dá cor, vida, personalidade. Há muito medo de estampar ou de pintar uma parede. É uma coisa tão esquisita... Se enjoar? Troca. Mas arrisque mudar. As pessoas gastam mais dinheiro com roupa do que com uma parede para a qual olham todos os dias. Parece que decoração é algo eterno.

CJ | E da marca, o que mais vem por aí este ano?

AB | Ai... Segredo! (risos). Decoração é algo que a gente ama, e temos projetos de integração da loja, que envolve o ambiente – esse é o grande segredo (risos), vamos fortalecer o lifestyle. As marcas acabam se preocupando em criar itens que se vendem comercialmente, mais do que em ter ideias que se consomem. Falta opinião própria.

CJ | Como você resume o estilo Adriana Barra?

AB | Gosto muito de viajar, de conhecer tribos, de coisas autênticas. A marca captou muito disso. O estilo Adriana Barra é diferente da pessoa. Tenho muito do estilo da marca, porém, é apenas uma facção do meu ser. Mas essas multifacetas fazem a marca ir se transformando, mantendo o DNA. Respeito muito o que ela é. Jamais digo “isso nunca vou fazer”.

CJ | Quando é que uma estampa te cansa? Você vive cercada delas...

AB | Cada estampa é única. A cada coleção tenho as que sei que vou amar para sempre, as que devem ser compostas com outras para ficarem boas e as que ficam no passado. Elas têm identidades muito diferentes.

matéria publicada na revista Casa e Jardim em abril de 2015.