English Version

FLAVIO IMPÉRIO: UMA OBRA A SER LEMBRADA

21/07/2015

O site da Sociedade Cultural Flávio Império é um acervo digital do trabalho multidisciplinar desse arquiteto, artista plástico e cenógrafo.

Casa Juarez Brandão Lopez, de 1970: parceria com Rodrigo Lefèvre e Sérgio Ferro no uso de abóbadas em moradias populares.

“Primeira lição: arquitetura não é planta. É prática espaço e construção. Planta é uma simples forma plana onde se representa o chão e não é suficiente nem para as formigas passearem.” Recheada de posturas como essa, a biografia do paulistano Flávio Império (1935-1985) entrelaça importantes eventos no cenário cultural brasileiro desde os anos 50 e só poderia caber no ilimitado ambiente virtual: vai da produção de espetáculos, como show Rosa dos Ventos (1971), de Maria Bethânia, ao ensino na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Dividido entre suas várias faces de atuação- o endereço www.flavioimperio.com.br, organizado pela entidade e pelo Itaú Cultural, reúne depoimentos de nomes como o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa e reproduz desenhos, fotos, projetos, planos de aula e anotações pessoais.

matéria publicada na revista arquitetura & construção em junho de 2015.