English Version

A DELICADA ARTE DE INTERVIR

15/07/2015

A reforma da antiga moradia paulistana visou adequá-la à nova função: hoje, ela abriga o Centro de debate de Políticas Públicas (CDPP). Capitaneada pelo escritório Reinach Mendonça Arquitetos associados (RMAA), a atualização venceu, em 2014, na categoria retrofit. Veja as três linhas mestras da intervenção.

1-Respeito ao projeto original.

Encomendada a Oscar Niemeyer (1907-2012), a residência foi concebida por ele e detalhada por Carlos Lemos, o então responsável pelo escritório em São Paulo. Pronta nos anos 50, atravessou o tempo bem-conservada e sofreu poucas alterações. Nesse contexto, a readequação se pautou pela sutileza no trato com o desenho Niemeyer.

2-Duas outras marquises.

Os caminhos cobertos demarcam os acessos de pedestres, que foram reposicionadas. Erguidas com lajes de concreto aparente, as coberturas exibem marcante leveza estrutural – além da fileira de pilares, tirantes de aço sustentam o conjunto. No alto, um teto verde atua no controle térmico interno e proporciona bela vista para quem está dentro da casa.

3-Ênfase na área externa.

Apesar do foco nos interiores, munidos de auditório e salas de reuniões e de trabalho, o jardim saiu valorizado, tratado como espaço de fruição e palco para eventos. O muro de concreto vermelho isola o estacionamento, e um espelho-d’água dá a vida ao pátio da entrada principal (ao fundo). O paisagismo coube ao escritório Barbieri & Gorski Arquitetos Associados.

matéria publicada na revista arquitetura & construção em junho de 2015.