English Version

DANIEL LIBESKIND NO BRASIL

08/07/2015

Renomado arquiteto americano lança, em São Paulo, o edifício Vitra, sua primeira obra residencial na América do Sul.

Envolto em vidros térmicos low-E (low emissivity glass), o prédio fica no bairro de Itaim Bibi.

Em março foram entregues as cobiçadas unidades do empreendimento paulistano, parceria entre Daniel Libeskind e a empresa brasileira JHFS. Com área entre 565 e 1 145 m², os 14 apartamentos esgotaram antes mesmo da inauguração. No lançamento, o arquiteto conversou com jornalistas.

Existe algum elemento que você repete nos projetos?

Eu tenho não colocar coisas artificiais ou de desnecessárias. O resultado faz parte de quem sou, daquilo em que acredito. Considere a arquitetura um campo multidisciplinar, que inclui drama, astronomia, matemática, geometria, literatura, música... Não se trata apenas de um equipamento, e sim de algo concebido para situação e local específicos. Por isso, as características diferem. Essa é arte.

O que acha do uso da tecnologia de impressão 3D na arquitetura?

Temos a sorte de acessar novas ferramentas a todo tempo. Isso se faz pela mente humana, pelo espírito, pela poesia. Os recursos tecnológicos oferecem um meio para o produto final. Eu ainda começo à moda antiga: com o desenho a lápis, como no caso do edifício Vitra – inspirado na forma de cristal -, uma pedra esculpida no meio de São Paulo. Para mim, a arquitetura é milagre. Afinal, partindo de um simples rascunho, você pode construir uma cidade inteira.

matéria publicada na revista arquitetura & construção em maio de 2015.