English Version

MEDALHAS POR UM MUNDO MELHOR

06/07/2015

Vêm de Colômbia, Sri Lanka e Estados Unidos os projetos reconhecidos pela quarta edição do Global Holcim Awards for Sustainable Construction, concurso que elege intervenções sustentáveis.

OURO

1-O Articulated Site, do Colectivo 720, sugere revitalizar com vegetação nativa antigos reservatórios de água em Medellín, Colômbia, promovendo interseção entre arquitetura, paisagem, infraestrutura e design turbo.

PRATA

2-No Sri Lanka, inclusão é o foco do Post-War Collective, do Robust Architecture Workshop. Reintegrados ao cotidiano pelo mutirão da obra, cem veteranos da guerra civil (1983-2009) ergueram a biblioteca pública, que incorpora materiais reciclados.

BRONZE

3-Parceria do Bjarke Ingels Group (BIG) com o One Architecture, o druline oferecerá proteção contra inundações ao longo de 21 km na Ilha de Manhattan, em Nova York, agregando lazer ao trajeto.

Centrada na função social da arquitetura, a premiação treinal da Holcim Foundation concedeu US$ 350 mil aos três primeiros classificados, definidos pela relevância dos benefícios para as comunidades atendidas. Mohsen Mostafavi, presidente do júri e reitor da Graduate School of Design (GSD), da Universidade de Havard, avalia que o projeto vencedor colombiano, o qual inclui a inserção de um auditório num tanque hídrico desativado, exemplifica as melhores práticas que poderiam ser imitadas por outras cidades ao redor do mundo. Já a dimensão humana é privilegiada até no processo construtivo do segundo lugar, em obras na zona rural asiática: as articulações de aço do edifício habilitaram os trabalhadores na prática da solda manual. Em terceiro, o extenso complexo comercial e cultural em Nova York propõe estimular a vivência lúdica num aterro pensado para deter o possível avanço das águas.

matéria publicada na revista arquitetura & construção em junho de 2015.