English Version

CONFIRA AS TENDÊNCIAS PARA VESTIR...A CASA!

30/06/2015

São os acabamentos que transformam um imóvel cru em um lar de verdade.

Quem já construiu ou reformou sabe a dor de cabeça que dá pensar nos detalhes finais. Mas também sabe o quanto essa etapa vale a pena. E não há melhor oportunidade para mergulhar nesse universo do que em feiras como a Expo Revestir , cuja 13ª edição aconteceu em março, em São Paulo. Como o acesso é permitido somente para profissionais da área, trouxemos para as páginas da revista as tendências que prometem dominar o mercado até o fim do ano. Fique de olho!

1. Invenção genuinamente brasileira, os cobogós fizeram sucesso nos anos 1950, sumiram por uns tempos... e voltaram para ficar. O designer Marcelo Rosenbaum, apresentador do programa Decora, do canal GNT, se declarou fã dos elementos vazados durante o lançamento da linha Studio Craft, da Portobello: “Nunca deixei de usá-los. Pela estética e funcionalidade, eles mexem com minha memória afetiva”.

2. A crise da falta de água na região Sudeste fez com que todas as marcas de metais sanitários voltassem suas atenções para essa importante questão ambiental. As torneiras com fechamento automático, por exemplo, marcaram presença em praticamente todos os estandes da categoria. A maioria dos modelos fica aberta somente o tempo de enxaguar um copo – é o caso da Liv, da Deca, que pode gerar uma economia de água de até 70%.

3. Gabinetes prontos – é só comprar e instalar! – são campeões de praticidade. A boa notícia é que os fabricantes estão produzindo móveis cada vez mais bonitos, com cara de marcenaria planejada. É o caso do Duo, da Celite, que oferece conforto em dose dupla para um casal, pois já vem com duas cubas inclusas.

4 e 5. Porcelanatos que imitam madeira continuam dominando a cena. Os que reproduzem a atmosfera de “casa da vovó” estão com tudo, como o Parquet Small, da Incepa, com jeitão de taco (foto 4) . O aspecto de ripas de madeira de demolição do porcelanato Blanc AC, da Eliane (foto 5), também está na moda, pois evoca o estilo rústico que cada vez faz mais sucesso em ambientes urbanos.

matéria publicada na revista Minha Casa em maio de 2015.