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BOM SONO É O NOVO ARTIGO DE LUXO DOS SONHOS

23/06/2015

Noção de sucesso transforma qualidade de vida e descanso em produtos de consumo.

Peça para um amigo, daqueles bem conectados e com agenda lotada, para definir o que é luxo atualmente. A resposta pode ser bem mais singela do que comprar ao “It bag”, viajar para o Butão ou fazer um curso com Jamie Oliver. É provável que ele escolha, simplesmente, uma boa noite de sono.

Para alguns, dormir bem hoje é habito aspiracional. Sofre-se com um fenômeno chamado “privação de sono”, em que tecnologia e variados estímulos surrupiam horas que deveriam ser reservadas para dormir.

Soma-se a isso a sobrecarga profissional e social. “Existe uma glamourização do cansaço, que faz com que os ociosos sejam quase párias da sociedade. E qual é o melhor antídoto para essa epidemia da exaustão? O sono, o tempo, o descano”, afirma Karina Arruda, sócia da Inspiral, consultoria de inovação gestão de marcas.

Till Roenneberg, professor da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique (Alemanha), criou o termo “jet lag social” para explicar o fenômeno. Trata-se da diferença entre as nossas necessidades biológicas e as exigências da vida social que leva à sonolência, ao cansaço e a exaustão. “A privação crônica do sono, que é diferente da insônia, é a principal “A privação crônica do sono, que é diferente da insônia, é a principal causa de comparecimento em clínicas especializadas” diz Leonardo Ierard Goulart, neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Dormir faz bem para a saúde, como estudos já comprovaram, e também influência diretamente o estado emocional, a produtividade e a criatividade, A má qualidade do sono, ao contrário, leva ao desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares, além de influenciar na forma como tomamos decisões.

Dormir virou sonho de consumo. “Não estamos deixando de almejar bens materiais, estamos tentando ressignificar o consumo e reordenar a prioridades das nossas demandas” diz Karina.
Uma das principais porta-vozes é a empresaria Arianna Huffigton, criadora do site huffigton Post. Em seu livro “A Terceira Medida do Sucesso”, ela busca reformular a noção de sucesso, incluindo a importância de nos desconectarmos e domirmos bem.

O insight que a fez colocar o assunto em pauta partiu de um incidente pessoal. Arianna caiu em seu escritório e machucou o olho e o rosto. O tombo, depois de investigado por especialista, foi motivado por uma crise de estresse. Durante a recuperação, ela passou a questionar os motivos que a levaram ao “apagão” e o que poderia fazer para evitar. O resultado foi perceber que era necessário mudar sua vida e incluir novos hábitos.

Para alcançar o descanso almejado, é fundamental criar um ritual de indução ao sono. O mercado está atento ao desejo e desenvolve produtos com esse apelo: do lençol com algodão egípicio e mais de 600 fios ao banho de sais do Himalaia. É essencial se preparar para a descompressão, vestir um pijama bonito (e não qualquer camiseta velha) ou tomar um há feito com “blends” destinados ao relaxamento.

Lençol Trousseau.

Ervas Banhô Multi Equilibra).

matéria publicada no jornal Valor em 10 de junho de 2015 por Juliana Mariz.