English Version

CONSTRUTORAS OFERECEM OPÇÕES DE ACABAMENTO

03/06/2015

Projetos de personalização possibilitam que cliente receba o imóvel pronto.

Na hora da entrega das chaves de um imóvel recém-construído, tudo o que o comprador pensa é em dar seu toque pessoal ao espaço. Troca de revestimentos, louças sanitárias, instalar acessórios, fechar a varanda, são algumas das alterações mais feitas pelos moradores. Para atender a esse público a personalização de acabamentos já é uma tendência nas construtoras.

Desde abril de 2014, quando entrou em vigor a NBR 16.280, que regulamenta a reforma em edificações, qualquer intervenção feita num apartamento precisará de laudo com análise técnica a aprovação do síndico. Para os construtores, a regra é mais um atrativo para os sérvios de personalização, que podem ser escolhidos em diferentes fases da obra e deixam o imóvel pronto para morar.

“O My Home (serviços da construtora MBigucci) evita esse custo adicional e também a dor de cabeça, uma vez que todas as intervenções são realizadas ainda na etapa de construção, sob responsabilidade técnica da construtora , diz o diretor técnico, Milton Bigucci Junior. A empresa oferece personalização no sistema online em 3D, pelo qual o cliente pode “Brincar” de escolher os acabamentos, montando os ambientes para ver como está fica. “Começamos oferecendo produtos mais básicos como piso e azulejo, mas os clientes se interessaram e aumentamos a oferta”, diz Bigucci.

Hoje, após o cliente fechar o contrato de compra, a construtora oferece serviços de personalização. O interessado recebe acesso a um site e uma senha, com a qual testar kits com itens de acabamento, incluindo pisos, revestimentos, louças, box, carpete de madeira, fechamento de sacada.Tudo é visto em um sistema 3D. “O programa mostra ao cliente como fica o imóvel e o custo do material escolhido”. O pagamento é feito diretamente com a construtora e pode ser parcelado até o prazo final da entrega da obra, 30 meses.

Segundo Bigucci, a vantagem para o cliente é poder parcelar o pagamento da reforma em até 30 meses, além de não ter a preocupação com a contratação de arquiteto, engenheiro e compra de materiais. “65% dos clientes optam pela personalização”.

Facilidade. A representante comercial Mirian de Ávila Carneiro, de 46 anos, comprou uma apartamento de 53 metros quadrados e dois dormitórios na zona norte da capital e optou pela personalização do imóvel.

“Não tenho tempo de ficar pesquisando em lojas de materiais para construção, por isso achei melhor contratar o serviço”, diz Mirian, que adquiriu novo piso e revestimento, pastilhas no banheiro, que também ganhou box, chuveiro, aquecedor e louças, além do fechamento com vidro da varanda.

“Escolhi tudo pelo sistema 3D. Muito prático, pois é possível ver como vai ficar o material no apartamento”, diz. Ela pagou a personalização em 10 vezes. “Mudei em novembro com tudo pronto. Foi só entrar”, diz.

Outra construtora que oferece esse tipo de serviço é a Brookfield Incorporação. “O cliente recebe login e senha de um site e lá escolhe o kit ideal para o seu imóvel. Oferecemos em média oito Kits de personalização”, José de Albuquerque. Preços e condições de pagamento são detalhadas no site.

Diferencial. Para os empreendimentos de alto padrão, a construtora oferece um serviço diferenciado. O cliente pode optar por um projeto de personalização feito por um profissional de sua confiança. O desenvolvimento do projeto será realizada pela construtora, com um custo prévio para o cliente. “Esse serviço é possível de ser feito apenas em prédios de alto padrão e com poucas unidades”.

Nos últimos quatro anos, o serviço de personalização oferecido pela Brookfield atende em média 11% dos clientes, mas a construtora espera dobrar esse porcentual até o final de 2016.

“Acreditamos que com as regras mais rígidas da norma (N-BR 16.280), a demanda vai aumentar. Em um ano e meio pretendemos chegar a 25% de cliente atendidos”, diz.

matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo em 24 de maio de 2015.