English Version

FACEBOOK INVESTE MILHÕES EM ANÚNCIOS NA MÍDIA TRADICIONAL.

03/06/2015

O Facebook ganhou muito dinheiro ao convencer os anunciantes a transferir seus orçamentos de propaganda para a internet. Mas a companhia de mídia social está agora embarcando em suas próprias campanhas publicitárias ¬ e recorre a formatos antigos como a televisão e os outdoors.

Em fevereiro, a companhia lançou uma campanha no Reino Unido em que seus anúncios aparecem no metrô de Londres e nos canais de TV mais conhecidos do país. Segundo a Nielsen, o Facebook gastou mais de 6 milhões de libras com a mídia tradicional no Reino Unido este ano ¬ em comparação a apenas 16 mil libras em todo o ano passado.

Esse gasto é pequeno no contexto das receitas anuais de US$ 12,8 bilhões do Facebook ou do mercado da propaganda britânico, que movimenta 18 bilhões de libras, mas mostra uma mudança na abordagem da companhia. Até recentemente ela vinha construindo seu negócio com base na propaganda boca a boca, sem recorrer à mídia tradicional.

Neil Spencer, consultor da Slik Media, diz ser irônico o fato de o Facebook, que há muito vem tentando convencer as marcas de que sua plataforma é mais eficiente do que a mídia tradicional, estar agora usando “a mídia de massa com muito desperdício para se promover”.

O Facebook não quis detalhar a estratégica da campanha, afirmando apenas que os anúncios “celebram” as conexões que as pessoas estabelecem por meio do site “e os diferentes tipos de amizade que enriquecem nossas vidas dentro e fora do Facebook.”

matéria publicada no jornal Valor em 14 de abril de 2015.