English Version

BIENAL DE DESIGN: ARTE EM PÔSTERES

01/06/2015

Os curadores-adjuntos Bruno Porto e Rico Lins contam como será a mostra Design para Todos? Composta, de 20 pôsteres criados especialmente para a quinta edição do evento.

A diversidade e a buscado bem coletivo são retratadas nas obras (da esq. para dir.) de Marcos Minini, Criatipos, Jair de Souza Design, Marcelo Martinez e PS.2 Arquitetura + Design, todos participantes da exposição.

A exposição de cartazes Design para Todos? a, primeira mostra da Bienal Brasileira de Design 2015 a ter a seleção de projetos concluída, reflete a complexidade do tema central da edição deste ano, que acontecerá em Florianópolis de 15 de maio a 12 de julho. A ideia é comunicar – e não somente expressar artisticamente – a diversidade humana de modo a contemplar as necessidades especiais e as múltiplas características hoje presentes na sociedade. Assim, os autores (20 estúdios atuantes em oito estados) abrangem contextos geográficos e sociais distintos, bem como metodologias, linguagens, estilos e segmentos profissionais diversos. Conforme o que costumam ser as exposições de cartazes coletivas, o processo de desenvolvimento dessa última foi atípico: a proposta da Bienal levou os profissionais convidados a questionarem visões estabelecidas a respeito do usuário de design, ao mesmo tempo que demandou mudanças de paradigmas projetuais. Para estabelecer a clareza, realizou-se em setembro de 2014, na capital catarinense, um workshop de imersão criativa. O resultado não poderia ser melhor, dado que os trabalhos conseguiram incorporar a pluralidade evocada em seu conteúdo.

matéria publicada na revista Casa Claudia em abril de 2015