English Version

DECOR SUSTENTÁVEL

15/05/2015

Bruna Riscali.

Em seu projeto para o banheiro que estampa a capa desta edição, a arquiteta paulistana fez questão de incorporar elementos que considera merecedores de destaque: o visual natural de certos materiais e a questão da sustentabilidade, expressos, respectivamente, na escolha do piso com que ajudam a economizar água.

O foco da capa deste mês está nos revestimentos. Que tendência atual você acha interessante?

Muitos clientes têm me pedido para utilizar cerâmica que imita tijolos, bem como azulejos do tipo subway tile. Particularmente, gosto muito do visual de madeira – revestimentos que o reproduzem estão cada vez mais próximos do natural, inclusive na textura. Mas indico, sempre que possível, o emprego de materiais de baixo impacto ambiental, como os que têm a chamada produção local – ou seja, são feitos perto do lugar em que serão vendidos ou consumidos. Se der para usar os reciclados, melhor ainda.

Sustentabilidade, então, é um aspecto primordial. Qual a dica para quem está prestes a encarar uma obra e não chegou a pensar nisso?

Eu recomendaria que nem recomeçasse a obra dessa maneira! Acho muito importante considerar as alternativas sustentáveis. Preservar os recursos é uma lição que aprendi com meu pai e que sempre procuro aplicar em meus projetos. As empresas finalmente começaram a ter essa preocupação também, e cada vez mais têm surgido produtos ecológicos, como revestimentos, tecidos e tintas, que tento máximo utilizar. Esses dias, por exemplo, descobri uma tinta produzida a partir da beterraba. Fiquei encantada!.

Matéria publicada na revista Minha Casa em abril de 2015.