English Version

47m² PARA QUATRO!

30/04/2015

Este apartamento-modelo foi planejado para um casal com duas filhas e, apesar da área enxuta, cumpre a proposta com muito conforto. Dicas espertas de distribuição de espaços e uma decoração no capricho são os trunfos do projeto.

Oferecer boas soluções para o melhor aproveitamento da planta de medidas reduzidas é a missão deste empreendimento da Cury Construtora, localizado em Praia Grande, SP. E o que parece mágica passa por um estudo detalhado de layout, com integração de cômodos e móveis sob medida, previstos pela construtora. Já o toque final, que garante o clima convidativo e enriquece o resultado, leva a assinatura da arquiteta paulistana Marcy Ricciardi, que se valeu principalmente de tinta colorida e papel de parede. “A ideia é deixar de lado aquele clichê de que casa no litoral precisa ter um clima praiano, abusando de branco e azul. Uma paleta diversificada deixa tudo mais moderno e igualmente agradável”, justifica a profissional.

A ordem é otimizar

? Na área social, o resultado é alcançado com a união dos ambientes. Já na ala íntima, a marcenaria resolve: o quarto das irmãs (1) tem uma cama suspensa com escrivaninha embaixo.

Toques de aconchego

? Neutralidade não implica em falta de personalidade. Pensando assim, Marcy apostou em dois tons de cinza (Véu, ref. 00NN 53/000, e Toque de Cinza, ref. 30BB 72/003, da Coral) para o estar, na mesma cor para o tapete e em branco para o mobiliário. Mas, claro, adicionou boas doses de matizes intensos nos espaços vizinhos, imprimindo identidade. O destaque é o revestimento que contorna as portas de entrada dos quartos e do banheiro: um papel de parede listrado quente ( Smart Stripes , ref. 3505. Nicnan House, rolo de 10 x 0,50 m).

? O canto do jantar é totalmente aproveitado com marcenaria, criada por uma empresa de planejados. A mesa de madeira é acompanhada por um banco, cadeiras de design e um painel de mesmo acabamento.

A leveza do estilo clean

? O branco domina a cena, reforçando a luminosidade na sala e na cozinha. Marcy apostou nessa cor para as paredes e todos os móveis – uma pequena dose de madeira responde pelo aconchego. A união dos cômodos se dá pelo balcão americano (1,05 x 0,30 x 1,02 m*), e a integração com a lavanderia acontece com muita sutileza: apenas uma divisória fixa de vidro.

? No banheiro, o velho truque do espelho na parede amplia visualmente a área de 2,50 m².


Inspiração para sonhar

? Romântico, o quarto do casal ganhou estampas florais que remetem ao estilo provençal. O papel foi aplicado na parede da cabeceira, delimitado pelas duas estruturas verticais de madeira, feitas sob medida.

? No quarto das irmãs, a ambientação é igualmente graciosa. Uma das superfícies se veste com um papel geométrico delicado, enquanto a outra se valoriza com tinta (Porção de Amoras, ref. 3900, da Coral. Tintas MC, lata de 800 ml) e enfeites de borboletas de polipropileno ( Monarch Wall , ref. 274585. Tok&Stok, pacote com 24).

? A grande sacada do cômodo infantil é o uso da área: as duas camas são dispostas na mesma parede, de 3,31 m, mas uma delas é suspensa, abrindo o espaço inferior para um canto de estudos.

Matéria publicada na revista Minha Casa em Abril de 2015.