English Version

ECOBUILD TRAZ NOVIDADES PARA PRÉDIOS VERDES.

27/04/2015

O diretor da Inovatech, Luiz Henrique Ferreira, elogia sistema de aproveitamento de chuva e tratamento de água, além de construções cobertas por vegetação, que viu na Ecobuild de Londres, no início deste mês.

O fórum anual apresenta produtos sustentáveis para construção civil. “As cisternas, diferentes das que existem no Brasil, vêm completas”, disse, explicando que os produtos europeus vêm bomba, sistema de tratamento embutindo e painel de controle, que gerencia a caixa de água potável com a não potável de acordo com a chuva na região.

Sistemas de reaproveitamento de água no Brasil, segundo ele, são rudimentares. “Há a caixa d’agua ou uma cisterna que você compra com filtro e uma bombinha, mas não possui sistema de tratamento e gestão da água da chuva”, comparou Ferreira, destacando os diferentes formatos – retangulares, quadrados e redondos – dos produtos apresentados em Londres.

Ele aponta outras soluções expostas na Ecobuid como construções com paredes cobertas por vegetação, que ajudam na drenagem por retardar o escoamento. Do ponto de vista mais amplo, segundo ele, é uma ideia que evita enchentes. “Um sistema como esse pode, eventualmente, reter água para utilização futura, mas não é seu principal foco.” Na mesma linha, ele cita fornecedores de pisos dremantes, aquele tipo de asfalto que não é impermeável, em que a água penetra e, por baixo, há sistema de coleta. “Imagine, uma rua onde se consiga armazenar essa água e distribuí-la para regar uma praça.”

matéria publicada no jornal o Estado de São Paulo em 29 de março de 2015.