English Version

COM REFORÇO NO TIME DE CRIADORES, SPFW CELEBRA O FAZER AUTORAL .

09/04/2015

Evento reafirma o lado humano da moda, em edição comemorativa de seus 20 anos. Por Vanessa Barone, para o valor, de São Paulo.

A temporada primavera-verão 2015/16 da São Paulo Fashion Week, que vai de 13 e 17 de abril no parque Cândido Portinari, ganhou um reforço para o seu time de criadores autorais: a estilista Isabela Capeto. Integrante de várias edições do Fashion Rio e da SPFW, Isabela estava fora das passarelas desde a temporada de inverno 2010.

O período de “retiro” coincidiu com a reestruturação de sua marca depois de ela ter sido readquirida do portfólio da Inbrands – Holding que detém grifes como Alexandre Herchcovitch, Ellus e Richards.

Novamente à frente de seu negócio, Isabela reduziu a estrutura, fechou lojas e decidiu voltar a fazer o que gosta: uma moda ateliê, com tiragem limitada e com peças bordadas a mão. E é um pouco disso que o público vai poder ver no desfile, marcado para a manhã do dia 15 de abril. “A coleção tem a minha cara, ou seja, tem cor, feminilidade e muito bordado”, diz estilista. “Não fiquei minimalista”, avisa.

Com inspiração na cidade onde a sua marca nasceu, o Rio de Janeiro, a coleção tem estilo atemporal, diz Isabela, como costuma acontecer com as suas criações. “Não sou de seguir as tendências no momento”, afirma a estilista, que prefere idealizar roupas que “durem para sempre” e sejam referência de estilo, não de modismo.

Curiosamente, esta 39ª edição da SPFW parece estar no mesmo “mood”, tendo justamente o “fazer” como tema. “O fazer que constrói, inclui, inspira, educa e transforma a partir do trabalho e esforço das mais diversas pessoas, em torno de objetivos comuns”, explica Paulo Borges, diretor criativo do SPFW – que está completando 20 anos de existência. Segundo ele, o fazer é otimista, posiciona, proporciona identidade r dignidade.

“Nesta edição, vamos falar das pessoas e do poder dos elos que se constroem a partir das relações”, afirma Borges. “É a moda cada vez mais humanizada”.

Serão desfiles, ao longo de cinco dias.

matéria publicada no Jornal Valor em 7 de abril de 2015.