English Version

DE OLHO NAS FEIRAS 2015

08/04/2015

A alemã IMM Colônia e a francesa Maison & Objet abriram no mês passado o calendário dos eventos internacionais, revelando os lançamentos dos principais fabricantes europeus. Confira as tendências que atualizarão o décor brasileiro e renovarão sua casa.
IMM Colônia 2015
Beleza Simplificada
Pelo que se viu em Colônia, a simplicidade ganha força, como um efeito dominó em tempos de crise econômica, e encontra expressão nas linhas orgânicas, com recordes de madeira e metais. Seguindo esse raciocínio, as influências nórdicas continuam em alta, valorizando os tons pastel e os materiais naturais. Vale apostar no estilo normcore, conceito emprestado da moda que propaga: bacana mesmo é ser elegante sem chamar a atenção. A gente assina em baixo!
Curvas suaves
Com acabamento de madeira escandinava polida, a poltrona Wing, do designer alemão Werner Aisslinger, exprime coforto por meio da ergomia irretocável. A peça estreou na feira causando frisson.

Modelo com história
Precursor do design holândes no pós – guerra, Cees Brakman (1997-1995) fez os croquis da poltrona EM)% em 1958. A peça recebe reedição com estofado de jeans – um ícone que se adapta a qualquer ambiente.

A vez dos Multifásicos
É permitido ser bipolar! Aposte nos itens que assumem diversas personalidades

A ideia da casa como ambiente único – iniciada pela febre dos lofts nos anos 1990 e, hoje, realidade nos imóveis das cidades brasileiras – revela uma tendência de peças que assumem múltiplas funções e se adaptam facilmente aos espaços. Isso representa não somente um consumo mais inteligente como a possibilidade de reaproveitar os objetos na hora de mudar o décor.

“Esta mesa serve para trabalhar e também como penteadeira. As caixas são móveis, o que favorece mobilidade.
1-escrivaninha
A Private Desk, da dinamarquesa Theresa Arns, oferece caixinhas soltas para guardar de papéis a maquiagem. Da marca Menu.

2- Canto de trabalho
Com a mesa Koya, da francesa Marie Christine Dorner para a Ligne Roset, dá para ganhar privacidade em qualquer cômodo.

3- Ponto de apoio
A peça híbrida sam, assinada por Callo Ballabio, mistura assentos a cabideiros e espelhos, que podem variar a posição entre si.

Maison & Objet 2015
No caldeirão de clássicos que é o requintado mercado francês, a discrição aparece como o principal slogan europeu. Produtos desenvolvidos com as mãos ganham status de obra de arte e fomentam as pesquisas de novos materiais, empregados em revestimentos, móveis e objetos que prometem reinventar a maneira como interagimos com os ambientes. O conforto continua sendo a grande regra de morar bem. Afinal, o maior desejo é transformar a casa num delicioso casulo.
Papelão nobre

A alquimia curte papel e argila na linha Cartocci Print, de Paola Paronetto, não falha na hora de trair olhares . A construção de itens e celulose e fibras de cerâmica oxidada revela as várias possibilidades do artesanato moderno.

Cheiro de cipreste
A nova essência da linha de velas da italiana Formasetti valoriza ervas, folhagens e criaturas místicas de um jardim secreto. A coruja, elemento presente na marca desde os anos 1950 decora os frascos.

No correr das horas
Desenho vanguardistas e tecnologia são as princípios essenciais da Namom, presente em mais de 80 países. A marca espanhola fabrica relógios de parede que, tão bonitos, viram protagonistas da decoração.

“Aliando estética a acústica, este armário, em vez de seguir uma única função, desvenda uma série de possibilidades”.

Contornos e relevos
As tramas surgem como a grande pedida para as coleções

Experimentos têxteis têm coberto a superfície das novidades em mobiliário, especialmente o metalassê, que despontou nas passarelas da moda e promete revestir a casa muito além de tapetes e papéis de parede, assumido lugar de destaque em cadeiras, poltronas, sofás, portas de armário, aparadores e divisórias de ambiente.

1-portas estofadas
Superfícies revestidas garantem conforto sonoro, tal como no móvel Muffler, criado pela dupla Jean-François Dingjian e Eloi Chafai.

2-Costura
A tapeçaria acolchoada da cadeira Manequin, de Wertel Oberfell para a polonesa Iker, inspira aconchego.

3-Sentar e sentir
O sofá recheado de penas de ganso da celébre Patricia Urquiola parece querer abraçar.

Matéria publicada na revista Casa Claudia em fevereiro de 2015 por Ricardo Gaioso.