English Version

10 IDEIAS PARA SEU JARDIM

06/03/2015

Não precisa de muito: um toque aqui, uma plantinha lá... e a casa ganha atmosfera bem mais alegre. Para embelezar sua área externa e amenizar as altas temperaturas, alegamos as soluções a seguir

1-ÁGUA PURA

Quer nadar num tanque sem química pesada? Esse tipo de piscina, bastante comum na Europa, refresca também a moradia da paisagista Renata Tilli, em são Paulo. Delimitado por manta impermeabilizante e pedras, o lago conta com plantas aquáticas, peixes, motor e filtro – tudo com equilíbrio natural. A orientação coube á engenharia agrônoma Estelle Dugachard e á equipe da Ecosys.

2-AROMA E FRESCOR

A estrutura simples, feita de tronquinhos de eucalipto tratado quimicamente, promete levar o Jasmim italiano para o alto e, com o tempo, criar uma trama de sombra e um canto perfumado na área de convivência. No piso, a arquiteta e paisagista Amelia Bratke adotou atitude sustentável: elegeu peças de concreto intertravado drenantes , que deixam a água da chuva passar e água da chuva passar e penetrar na terra.

3-LEITO DE BROMÈLIAS

A solução da arquiteta Camila Toledo para a reforma de uma construção rústica no litoral baiano conquista pela originalidade. Este trecho da varanda perdeu o piso de cimento para dar espaço ao amplo jardim de bromélias, cultivado no solo arenoso. Típicas das américas, as variedades de pequeno e médio porte (no brasil estima-se haver mais de 1,5 mil espécies) cobrem a área de flores e folhas pontiagudas. Regas constantes, boa drenagem luz difusa ajudam no crescimento saudável.

4- ducha ao ar livre

Numa casa da praia, o chuveirão é essencial. E o breve momento sob a água fica ainda melhor com certeza privacidade. Por isso, o exemplar deste projeto na Bahia ganhou como localização um ponto discreto – fica apoiado na cerquinha de troncos de eucalipto que fecha parcialmente a área reservada e, do outro lado, tira proveito da barreira visual formada por uma palmeira. O piso soma cimentado com deck de madeira. Ideia de arquiteto Amadeo Romero.

5-MUROS VERDES

O sistema da quadro vivo é indicado para forrar paredes de plantas. Aqui, os recipientes plásticos presos numa grelha trazem íris-da-praia, de pontas mais longas, e liríopes, menores. No modo faça você mesmo, o kit básico sai por R$ 470 o m².

6-FACHADA NATURAL

Em nome de uma entrada mais convidativa, o alto muro desta moradia em São Paulo se cobriu de verde. Capaz de Crescer rapidamente e de se fixar em qualquer superfície, falsa-vinha foi a espécie escolhida. Como não forma cobertura muito volumosa, a trepadeira dispensa podas constantes. Projeto de Pascali Semerdjian Arquitetos, com paisagismo de Renata Tilli.

7-CAMINHOS BEM TRAÇADOS

Esse é um dos motes da proposta imaginada para o jardim ao lado, obra de Ney Ururahy (1923-2013), paisagistas que ajudou a conhecer as áreas verdes da capital federal. De mosaico português branco, os trechos pavimentados levam aos pontos de interesse no quintal: uma pequena praça, a frondosa árvore nativa e a fogueira. Geométricos e sem detalhes rebuscados, dialogam com a estética da cidade onde se inserem, a moderna Brasília.

8-CANTEIRO VISTOSO

No entorno da cabana no interior de são Paulo, massas de espécies com formas, cores e texturas variadas embelezam á área externa. Sucedem-se maciços com exemplares de costela-de-adão (a vegetação com folhagem grande, em primeiro plano, adequada a locais de meia sombra) e ixora – o arbusto com flores cor-de-rosa, á dir. O paisagismo é de Isabel Duprart.

9 FENDAS E FRESTAS

Talhado para compor um paredão de aspecto natural, o granito rosa assentado com junta seca se tornou ainda mais orgânico quando as orquídeas e os chifres-de-veado Plantados pela moradora ocuparam as brechas entre as pedras. Projeto arquitetônico da galeria Arquitetos.

10-Mistura nativa

A biodiversidade brasileira é destaque neste jardim vertical com espécies da Mata Atlântica. O Sistema prevê impermeabilização da base treliça para fixação dos vasos, substrato especial, irrigação automatizada e plantas como as da foto: samambaia-americana e peperômia-pendente. Fornecido pela Sky Garden, tem preço a partir de R$950 o m² instalado.

Matéria publicada na revista arquitetura & construção em fevereiro de 2015 por Joana L. Baracuhy.