English Version

6 LIÇÕES PARA UM NOVO LOFT

12/01/2015

Conheça as soluções que resgataram a atmosfera original do apartamento dúplex

1. CONCRETO À VISTA. O passo inicial da arquiteta Gabriela Müller, responsável pela obra, foi eliminar os excessivos 20 cm de rebaixo de gesso e deixar a laje visível novamente. Depois de lixada, a superfície recebeu uma camada de silicone impermeabilizante (Acqüella, da Vedacit). Projeto de Atria Arquitetos

2. BANCADA DE INOX. A pedido da moradora, a área de trabalho da cozinha ganhou desenho personalizado (Marcenaria Vanguarda), com cuba e fogão embutidos. Pronta, a estrutura de 2,62 m de comprimento foi entregue à Mekal e inteiramente revestida de aço inox. Projeto de Atria Arquitetos.

3. CURVA DE AÇO. O elemento-surpresa é esta sinuosa divisória de aço corten. Fixada em trilhos soldados ao piso e ao teto, a estrutura de 3,40 m de comprimento abriga, de um lado, boiler, louceiro e nichos para os eletrodomésticos. Do outro, dá acesso ao lavabo e à área de serviço. Projeto de Atria Arquitetos.

4. TIJOLOS APARENTES. Escondida sob várias camadas de massa corrida, a parede foi minuciosamente restaurada. “Tivemos de adaptar as ferramentas, como fazer uma talhadeira mais fina do que a convencional para não danificar os blocos”, explica a arquiteta. Uma demão de impermeabilizante deu o arremate. Projeto de Atria Arquitetos.

5. NOVA REDE. A elétrica já corria à mostra, mas mal contribuía para a estética do projeto anterior devido ao excessivo número de dutos e ao traçado confuso. Por isso, trocou-se e se redesenhou toda a tubulação de aço galvanizado de 3/4”, que, no teto, serve de suporte a spots com lâmpadas PAR 20 e AR 70. Projeto de Atria Arquitetos.

6. BANHEIRO ABERTO. A busca por integração ocorreu também na suíte. De 1,20 x 2 m, a caixa metálica, com vaso e boxe, tem apenas uma porta de correr, que ora fecha a área molhada, ora o outro lado. Com película adesiva (3M), garante-se o efeito jateado no vidro. A bancada com cuba dupla foi esculpida em Silestone. Projeto de Atria Arquitetos.

Matéria publicada na revista arquitetura & construção em dezembro de 2015 por Mayra Navarro.