English Version

DURATEX FAZ PARCERIA EM FLORESTAS PARA ABASTECER FUTURA FÁBRICA

09/12/2014

A Duratex fechou parceria para a criação de base florestal de eucalipto em Alagoas, mirando o abastecimento de sua futura fábrica de painéis MDF a ser instalada na região. A Duratex Florestal, subsidiária da Duratex, e a Usina Caeté, do ramo sucroenergético, vão investir, em conjunto, R$ 72 milhões até o fim de 2020 na joint venture Caetex Florestal.

"A Duratex mantém o olhar de longo prazo", afirma o presidente da companhia, Antonio Joaquim de Oliveira, ao ser questionado sobre a razão de apostar na expansão de painéis de madeira num momento em que esse mercado não justificaria novos investimentos. "A nova fábrica poderia ser estabelecida a partir de 2018 ou 2019", conta. Será a primeira unidade de produção de painéis de madeira no Nordeste.

Se a fábrica não for implantada por alguma razão ou tiver as operações postergadas, a Caetex poderá vender madeira para projetos de energia do Nordeste, além de exportar a matéria-prima para a Europa.

O Nordeste é a região do país em que as vendas de painéis de madeira têm apresentado as maiores taxas de crescimento. "O volume de MDF consumido hoje no Nordeste já é do tamanho de uma fábrica", diz Oliveira. Segundo ele, a Duratex está conversando com clientes fabricantes de móveis que já fornecem para a região sobre a possibilidade de instalação de um polo moveleiro nas proximidades da futura fábrica.

Matéria publicada no jornal Valor Econômico em 05 de Dezembro de 2014 por Chiara Quintão