English Version

INDUSTRIAL, MINIMALISTA E ARTSY

11/11/2014

Loft em NY abriga luxo e obras de arte

Quando um jovem casal amante de arte buscava um lar nova-iorquino para viver e criar sua galeria particular, encontraram no bairro de Chelsea, ao lado do descolado High Line, um loft industrial dos anos 1920 que era quase como um sonho tornado realidade. Com a ajuda do escritório Gabellini Sheppard,, eles conseguiram transformar os mais de 1.000 m² do imóvel em um recanto perfeito e minimalista pronto para abrigar a família e suas exuberantes obras de arte contemporânea.

Logo na entrada, uma parede acetinada de aço inoxidável convida para uma gigantesca área comum composta por paredes brancas e piso de concreto. Tal neutralidade tinha apenas um objetivo: acomodar vibrantes peças de Cindy Sherman, Anselm Kiefer, Terry Winters, Mike Kelley, Thomas Ruff e muitos outros nomes estrelados. Para deixar tudo ainda mais interessante, foram instaladas, entre as vigas do teto, diferentes tipos de iluminação, tanto luz ambiente quanto luz de galeria, criando uma variedade de atmosferas.

No living, as belas curvas do design italiano da B&B Italia e da Maxalto Collections dão forma ao sofá, às poltronas e a uma mesa circular. Tanto ali quanto na sala de jantar, integrada à cozinha, mesas de madeira rústica adicionam um toque artesanal à decoração – sendo que a segunda fica abaixo do escultural lustre Blossom, de Toord Boontje.

Passando pela pulsante escultura Stardust, de Jack Pierson, o piso se eleva na forma de uma escada e passa a ser composto por nogueira brasileira. Essa diferença é responsável por delimitar as áreas privativas da casa: três quartos, três banheiros e área de serviço. Portas de correr de vidro branco translúcido, quando fechadas, criam o senso ideal de privacidade para os espaços que cercam a ampla sala.

A suíte máster, igualmente ornamentada com arte, ganhou um banheiro completamente coberto de mármore. Uma banheira do mesmo material e uma ducha cercada por um enorme painel de vidro criam o espaço mais que ideal para o prazer de tomar banho. A serenidade do recanto é apenas quebrada por um espelho do século 18, que cria um contraponto barroco no ambiente clean.

Circulando por esse loft de Nova York, um pensamento pode passar pela cabeça de quem o faz. Se uma morada é capaz de transmitir a personalidade dos donos, aquele jovem casal definitivamente sabe muito bem o significado da "arte de viver bem".

Matéria publicada no site Casa Vogue em 11 de Novembro de 2014