English Version

6 OPÇÕES MODERNAS DE ILUMINAÇÃO QUE VÃOALÉM DO LED

24/10/2014

Soluções engenhosas boladas por arquitetos, designers e decoradores mostram que a luz é, sim, um recurso de infinitas possibilidades.

Embutidos com halógenas par 38 de 100 w (iluminar) são os responsáveis pelo efeito monumental na fachada idealizada pelo escritório Ana Paula e Sanderson. O biombo de laminado melamínico (Perstorp)vaza a luz interna e funciona como grande lanterna.

Faróis de carros antigos viraram uma escultura neste projeto. A arte usa eletrodutos de aço galvanizado com 3/4 de polegada (nicom) e lâmpadas incandescentes de 12 W e leva a assinatura de Andrea Lucchesi, Merê Esteves e Carolina Razuk.

Híbrido de pérgula e luminária, o modelo Palo Alto, da Vibia, mede 2,50 x 3,26 m e tem quatro perfis de led com 18,7 W cada um. O design limpo e sofisticado é obra do espanhol Josep Lluis Xuclà.

Aqui, valeu a criatividade: quatro balizadores de alumínio (onlight) delimitam a área destinada ao jantar. Graças ao facho marcado, a peça cria um delicado desenho na superfície. Ambiente de Cristina Barbara.

05-opcoes-modernas-de-iluminacao-que-vao-alem-do-led

André Carício inovou no uso da lona tensionada (Barrisol) – concebeu dois painéis de 1,80 x 2,30 m cada um, iluminados por fluorescentes T5, que garantem luz difusa à sala de jantar.

O trio de luminárias com o bulbo à vista (Jader Almeida) dá o toque despojado ao bar desenhado por Juliana Pippi. A lâmpada Nostalgic Filament, de 40 W, faz homenagem às incandescentes.

Matéria publicada no site Arquitetura & Construção em 22 de Outubro de 2014 por Mayra Navarro (visual) e Tatiane Domiciano (texto)