English Version

APARTAMENTO COMBINA MADEIRA, PRATA E AÇO

22/09/2014

Móveis e obras de arte se destacam em projeto

Jovens, sociáveis e urbanos. Assim podem ser definidos os proprietários desse apartamento de 115 m² em Savassi, área nobre de Belo Horizonte. O casal, na faixa de 30 anos, vive intensamente a cidade e precisava de um espaço flexível, moderno e estiloso, onde fosse possível descansar, trabalhar e receber os amigos.

A tarefa de atender a esses desejos ficou a cargo dos arquitetos Juliana Vasconcellos, Carlos Maia e Matheus Amantéa, sócios do escritório mineiro Vasconcellos Maia. À sua disposição eles tinham um apartamento da década de 1990 bastante compartimentado e com três quartos.

Diante de vários ambientes pequenos, a solução encontrada pelo trio foi demolir praticamente todas as divisões internas de alvenaria para integrar os espaços. "Só restou a estrutura e as paredes dos banheiros", conta Juliana Vasconcellos.

A partir daí a planta original foi bastante modificada com a intenção de dar maior funcionalidade e amplitude. Um lavabo surgiu e a cozinha foi ampliada com a eliminação do quarto de serviço. Também foi criada uma despensa. Um dos três quartos foi parcialmente integrado à área social por meio de portas camarão. A ideia era que esse ambiente-coringa pudesse ser usado como quarto de hóspedes, escritório e, ao mesmo tempo, pudesse funcionar como extensão da sala, de acordo com a necessidade.

Para conferir unidade visual ao conjunto, optou-se por usar um único tipo de piso em todo o apartamento. Atendendo à solicitação do casal por praticidade, a escolha recaiu sobre o porcelanato cinza fosco em placas de 0,60 x 1,20 m, da Portobello. A exceção ficou nos banheiros, onde o piso recebeu mármore branco nuvolato.

Em contraponto ao piso claro, foram instalados painéis em laminado de madeira pau-ferro em algumas das paredes, no escritório e nas portas. Além disso, junto à cozinha, os arquitetos criaram um plano bem destacado em drywall revestido com ladrilho triangulado verde (Terratile). Este plano, além do papel decorativo, ajuda a delimitar a área do lavabo e da despensa.

Integrada à área social, a cozinha recebeu balcão em marmoglass e uma das paredes inteiramente revestida em aço inox. O metal com acabamento escovado aparece também nos armários fornecidos pela Línea D’oro, reforçando a atmosfera moderna que permeia todo o décor.

Grande parte do mobiliário utilizado no apartamento foi desenhada pelos arquitetos do Vasconcellos Maia, com destaque para a estante no living que ocupa quase toda a extensão da parede. Com acabamento em laca branca brilhante, o móvel conta com um painel de correr em folha de prata que ora esconde a TV, ora fecha um nicho. Outros exemplos de peças especialmente criadas para esse projeto são o sofá com linhas ousadas revestido em couro marrom e o aparador da sala de jantar com inspiração art déco, executado em folha de prata, aço inox e espelho.

Adicionando cor às paredes, há obras de artistas contemporâneos como Noel Américo e Nelson Leirner. No living, sobre o aparador, há esculturas de Dan Fialdini e tela de Leonora Weissmann, essa última adquirida na AM Galeria.

Matéria publicada no Casa Vogue em 20 de Setembro de 2014 por Juliana Nakamura