English Version

APARTAMENTO PEQUENO PARECE MAIOR E MAIS CLARO COM A REFORMA

08/08/2014

O apartamento de 74 m² teve sala unida à cozinha e a união de dois quartos. Assim, ficou com espaços mais generosos. Acabamentos claros também fizeram a diferença

Quando colocou mãos à obra e encarou a reforma do apartamento onde vive há 14 anos com o marido, Carlos, a analista de sistemas Vera Yoshida contava com uma vantagem: o projeto da dupla paulistana Ricardo Miura e Carla Yasuda, cuja atenção aos detalhes ela já conhecia de uma empreitada anterior. “Depois de construir na praia, eu sabia quais materiais queria repetir e tinha contato com profssionais qualifcados”, diz. Mesmo assim, Vera não descansou na administração dos trabalhos. Pesquisou na internet materiais e fornecedores com preço competitivo – devidamente submetidos à aprovação do arquiteto. “Não o contratamos para essa tarefa, mas ele ajudou muito. Eu mandava fotos e descrições de produtos e ele avaliava cada um.” Tanto zelo não a livrou de imprevistos, que estenderam o prazo de quatro para sete meses. Mas, ao final, veio a recompensa: as boas soluções para aumentar o espaço estão destacadas na reportagem.
A Cozinha foi integrada à sala. Agora, uma ilha serve de área de trabalho e armazena alimentos e utensílios. Para ficar à mostra, o ambiente ganhou acabamentos caprichados – incluindo um rodapé de espelho na bancada. “Abrir a cozinha custa caro, pois exige renovar tudo para ficar à vista: torneira, geladeira, forno e fogão”, alerta Vera. Ela escolheu coifa da Tuboar, Silestone roxo (série zen, cor kensho, da American Cut) e armários Kitchens. A porta de entrada ficou a cargo do marceneiro Niltinho. Um único piso (assoalho de cumaru, da Arco Serra), nas áreas sociais e íntimas, uniu os espaços. Até no terraço usou-se um deck que repete o Antes padrão do piso interno.

Matéria publicada pelo portal Arquitetura e Construção.