English Version

CORES E SABORES NA COBERTURA

17/07/2014

Plantas ornamentais e frutíferas e deque de cumaru no terraço

Deque de cumaru, plantas ornamentais e frutíferas levaram aconchego ao terraço do apartamento paulistano.

Neste recanto do apartamento em Cerqueira César, bairro de São Paulo, o casal de moradores e seus filhos pequenos partilham deliciosos momentos. Nem sempre foi assim. A área era pouco aproveitada antes de o paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi, entrar em ação. “As paredes brancas e o piso frio geravam alto índice de reflexão solar, deixando o espaço desconfortável”, diz. “Para dar mais aconchego, cobri o revestimento antigo de um deque de cumaru e pintei o muro de verde-escuro.” Em foreiras e vasos projetados por ele, plantas ornamentais se combinam a frutíferas, que encantam as crianças com seus frutos, além de atrair pássaros.
Com mais de mil projetos no currículo, o paisagista Odilon Claro capricha no uso de tons e texturas.

Quais os cuidados ao cultivar frutíferas em vasos?

O recipiente precisa ter diâmetro pelo menos 20% maior do que o torrão. A terra deve ser renovada de tempos em tempos, e as raízes, podadas. Além de adubação e rega, o controle de pragas merece atenção.

Que materiais ajudam a criar um jardim aconchegante?

Costumo priorizar os elementos calorosos, como a madeira, que dão a sensação de conforto e deixam o ambiente agradável.

Como você escolhe as cores?

Evito o branco e outros matizes que refitam a luz solar em excesso. O ideal é escolher nuances capazes de descansar os olhos. Se quiser mais de uma, que sejam complementares ou façam um degradê. Deixo a vibração só para os detalhes.

Combinação harmoniosa

Neste jardim, a beleza é garantida pela mistura de plantas que dão frutos a espécies de folhagens ornamentais e que florescem quase o ano inteiro.
Matéria publicada pela revista Casa Claudia em Junho de 2014.