English Version

A FACHADA VERDE É O CARTÃO DE VISITAS IDEAL PARA ESTA CASA

15/07/2014

O charme do visual original permaneceu, mas a área externa do escritório do arquiteto ganhou um amplo jardim, repleto de soluções ecológicas e atrativos para quem chega

Foi o visual antiguinho da casa térrea que conquistou o arquiteto Paulo Trigo, de Limeira, SP. Decidido a transformá-la na sede de seu escritório, ele bateu o martelo e a comprou. Ainda assim, restava deixá-la mais condizente com as especialidades do time de profissionais que trabalha com ele: arquitetura sustentável e paisagismo. A fachada, portanto, foi a primeira a ser transformada. “Queríamos que ela mantivesse o charme original e, ao mesmo tempo, expressasse o nosso trabalho, que consiste em projetos focados no cuidado com o meio ambiente”, diz. E não é da boca para fora. Valendo-se de materiais ecológicos e de uma variedade de plantas, Paulo e seus colegas fizeram um espaço encantador, que atrai aves de muitas espécies, além de olhares. “Ouvir pessoas que passam por aqui dizerem que se sentiram bem só de ver os passarinhos se banhando no vaso de plantas aquáticas é uma bela recompensa”, afirma.
A cerâmica imitando tijolinhos que revestia a fachada do imóvel estava em boas condições, mas não agradava ao arquiteto. Por isso, ela foi totalmente coberta de argamassa, depois pintada com tinta mineral ecológica na cor grafite. “o material é considerado ambientalmente correto por ser à base de água e por utilizar pigmentos de terra, além de não conter metais pesados nem qualquer outro componente poluente”, esclarece Paulo.
Matéria publicada pela revista Arquitetura e Construção em Julho de 2014.