English Version

DA IDEIA AO PRODUTO

27/06/2014

A ideia é o fruto de uma mente que vive em constante busca para responder problemas cotidianos. Sempre que ela se depara com uma situação que incomoda algo incrivelmente complexo acontece e nos da o direito de fazer as conexões certas e achar a resposta mais adequada para o problema. Porem estas respostas são fundamentadas no meio em que vivemos e com experiências de vida que temos, sendo assim, por mais que seja de grande importância e resolução, a materialização da ideia pode se tornar o que popularmente é conhecido como “gambiarra”. Outros termos também fazem parte deste universo como, geringonça, cacareco e ate o famoso jeitinho, que tem ate especialista desta área “O Professor Pardal”.
Mas então como tornar uma IDEIA algo realmente plausível e tangível com a mesma eficiência com que ela solucionou o problema?
Toda a vez que você precisa consertar o carro de maneira adequada é contratado o serviço de mecânico, inclusive com varias áreas de atuação, desde a simples troca de óleo ate a suspensão. Se você tem problemas jurídicos e ou duvidas nesta área contrata um Advogado e se você tem problemas de saúde ou quer fazer um simples check-up vai ao Medico.
Mas afinal o que isso tem haver com a sua ideia? Respondo, TUDO.
O Designer de Produto é um especialista na área, assim como os citados acima. Passamos em media 4 anos estudando e desenvolvendo formas, métodos e ferramentas capazes de tornar uma Ideia, conceito e necessidade em um PROJETO na forma de PRODUTO atendendo todos os níveis intrínsecos para tornar a IDEIA EM UM PRODUTO/SERVIÇO TANGIVEL.
Algo tangível, não quer dizer somente a forma do produto, o que muitos erroneamente confundem com o termo Design, mas possibilitar a ideia de se tornar um produto/serviço com adequação e posicionamento corretos de mercado, publico alvo, analise de percepção direta e indireta do consumidor (o que ele vê, sente, pensa e faz) e claro a forma estética que mais se adéqua aos gostos dos clientes de meu cliente, ou seja o consumidor final.
Durante estes 18 anos de profissão, não parei um minuto se quer de entender, estudar, analisar e repensar o mercado, o cliente e o consumidor com o foco na constante atualização e adequação dos tempos e gostos em mudança. Assim como médicos, advogados e mecânicos, nossa profissão de design de produto tem varias áreas e eu me especializei em Desenvolvimento e Detalhamento de Métodos e técnicas de fabricação. Por diversas vezes trabalho em parceria com outros Designers para criarmos juntos produtos e serviços cada vez melhores, em outros sou contratado por empresas e indústrias para otimizar e melhorar sua linha de produção e técnicas de fabricação.
Hoje em dia, uma de minhas parcerias é com a ANI, Associação Nacional do Inventores aonde auxilio os clientes dos mesmos para que suas ideias se tornem produtos e serviços capazes de seduzir e entrar com força no mercado. A ideia da ANI é de promover a inventividade do brasileiro tornado sua invenção algo tangível e para isso fazem todo o processo de Patente e Comercialização.
Mas mesmo com este adianto, aonde uma ideia ou invenção ganha valor monetário, existe um grande passo ainda a ser dado, que é o de convencer e mostrar as empresas como elas são viáveis e potencialmente lucrativas, e é neste ponto que entra meu serviço, pois pego a ideia do inventor e a transformo em um produto passível de fabricação considerando o melhor custo-benefício para a empresa e seu cliente.
Alem do mais a venda de uma ideia não é algo simples de ser realizado para as empresas interessadas, pois como ainda é muito crua, a mesma não percebe o potencial da invenção e acaba bloqueando algo que poderia ser um case de sucesso para a empresa. Assim a minha missão é potencializar e viabilizar estes em Produtos/Serviços. Em alguns casos diretamente para o Inventor e em outros para a Empresa que se interessa pelo Invento.
Na essência este é o trabalho do Profissional de Design de Produto, promover o crescimento e potencializarão de novas ideias em Produtos e Serviços tangíveis e capazes de encantar os clientes e empresas. A palavra DESIGN em sua raiz significa PROJETO e o ato de projetar é a nossa capacidade de pensar a frente e encontrar as melhores formas e métodos para que se tornem realidade.
Marcio “HULK” Giannelli
Sócio da HULKdesign