English Version

WOZNIAK FALA EM SÃO PAULO SOBRE ANDROID, BEATS E RELÓGIOS

06/06/2014

Num evento em São Paulo, Steve Wozniak, cofundador da Apple, disse que testou o Samsung Gear e não gostou; e expôs sua visão da aquisição da Beats pela Apple

Para Steve Wozniak, cofundador da Apple, nenhum dos relógios inteligentes atuais é bom. Essa foi uma das coisas que ele disse em sua palestra no evento CIAB, da Febraban, que acontece nesta semana em São Paulo. Ele também falou sobre o Android, o Windows Phone e a aquisição da Beats pela Apple.
“Um modelo que experimentei recentemente foi o Samsung Gear, mas já o larguei”, diz. Para Wozniak, os relógios da geração atual são limitados demais.

Woz, como é conhecido pelos fãs, diz que não se sente animado a usar um dispositivo de pulso totalmente dependente do smartphone: “Se é para ter uma extensão do smartphone, é melhor comprar um fone de ouvido Bluetooth.”

Mas ele acredita que, como outros gadgets, os relógios inteligentes vão evoluir e se tornar mais atraentes: “Em algum momento, uma empresa vai aparecer com um relógio inteligente realmente bom. Eu espero que seja a Apple”.

Ele nega que a Apple esteja atrasada nesse mercado. Em sua visão, a Apple precisa de tempo para ter um relógio inteligente realmente bom. "A Apple é tão bem administrada que ela não soltaria no mercado um produto que não fosse insanamente grandioso", diz.

Android

Woz não tem mais vínculo formal com a empresa que fundou com Steve Jobs. Ele diz que experimenta muitos gadgets e que não tem nada contra o Android e nem contra o Windows Phone:

"Eu nunca desprezaria alguém por ter escolhido um smartphone com Android. Os smartphones que testei são bastante bons. Gosto especialmente do Nexus 5", disse ele numa rápida conversa com jornalistas presentes no evento.

"Mas o iPhone ainda é meu favorito. Há algo distintamente superior nele. Agora quero experimentar a Cortana. A interface por voz é importante para mim", prossegue, referindo-se à nova assistente de voz do Windows Phone 8.1.

Wozniak nega que tenha dito que a Apple deveria criar um iPhone com Android. Essa afirmação está numa entrevista dele à revista Wired publicada em fevereiro.

“Eu só disse que, se quisesse, a Apple poderia fazer um ótimo smartphone com Android. Ela certamente roubaria mercado de fabricantes como a Samsung. Mas eu nunca disse que a Apple deve fazer isso”, afirma.

Apple x Beats

Woz ainda comentou a aquisição da Beats pela Apple por 3 bilhões de dólares: "Eu não sei quais foram exatamente as razões da Apple. Só achei o preço um pouco alto. Quando li sobre a aquisição pensei que a Apple pagaria, talvez, meio bilhão de dólares."

"A Beats também tem um negócio de música por streaming. Dois dias depois de divulgada a aquisição, as principais empresas do Vale do Silício assinaram uma petição a favor da neutralidade da internet. A Apple não assinou."

"Talvez a Apple esteja pensando em contratar uma via rápida com as operadoras para seu serviço de streaming. Eu não gosto disso. Sou a favor da neutralidade da rede."
Matéria publicada pelo portal Exame em Junho de 2014.