APÊ COM ESPAÇOS PENSADOS PARA RECEBER AS COLEÇÕES DO MORADOR

O acervo de móveis, obras de arte e objetos de design do morador orientou o projeto, que privilegiou áreas de estar integradas e iluminação natural

Ape 1

Sofá FAVN, da Fritz Hansen (Atec), e dupla de poltronas LC1, de Le Corbusier. Estante metálica desenhada por Gustavo Calazans e executada pela Girometal e Vidro Ramos.

O arquiteto e designer gráfico Carlo Zuffellato começou sua coleção há 30 anos, quando ainda morava na casa dos pais. “Eu era um acumulador porque não seguia critérios. Agora, sou colecionador e meu foco está em objetos de design, luminárias e obras de arte”, explica.

Ape 2

 

Sofá Link, da Decameron, poltronas LC3, de Le Corbusier, e tapete da Rug Revolution. Na parede, telas de Amelia Toledo e Paulo Pasta.

estilo escandinavo, com traços simples e tons pastel, é um dos preferidos e serviu de referência para o projeto de seu novo apartamento. Basta olhar os ambientes, que ganharam cores suaves e muita iluminação natural na renovação assinada pelo arquiteto Gustavo Calazans.

Ape 3

Localizado no bairro paulistano de Higienópolis, o imóvel tem 340 m² e espaço de sobra para o acervo, cheio de peças que contam a trajetória de Carlo e atraem todos os olhares no décor. O conjunto de porcelanas da Rosenthal é um exemplo disso, pois ganhou lugar de destaque no estar e formou um delicado arranjo branco. “Criei uma laje de concreto bem fininha, que se projeta da parede, especialmente para receber os vasos”, conta Calazans.

Ape 4

Lareira revestida de mármore rojo alicante (Cia. do Mármore) e base de granito marrom café imperial apicoado. Peças de metal africanas (Patrimônio Antiguidades) e relógio de parede criado por George Nelson

Entre os desejos de Carlo, a lareira se destaca. Como o living é bastante extenso, ela veio para organizar os espaços. “O formato demorou para ser defnido, até que, durante uma viagem, visitei o Museu de Arte Moderna de Louisiana, em Copenhague, e vi um modelo lindo com grandes volumes. Foi de lá que veio a inspiração”, explica Calazans.

Ape 5

À frente do sofá, mesinha de Jader Almeida (Decameron). O modelo de centro é da Ovo

Outra estrutura que chama a atenção no apartamento são as divisórias de vidro. O material U-Glass, geralmente usado em fachadas, garantiu um efeito translúcido entre alguns ambientes.

Ape 6

Carlo e parte de sua coleção de arte, que inclui obras de Amilcar de Castro, Mira Schendel e Hércules Barsotti (na parede). Sobre o aparador (Dpot), coleção de vasos Bolle, de Tapio Wirkkala para a Venini. Mesa da Dpot e cadeiras da Ovo

Na decoraçãoclássicos do design, que faziam parte da coleção do morador, formam uma composição charmosa com peças contemporâneas. “Trouxe tudo do apartamento anterior e depois comprei algumas coisas, como a mesa de jantar e dois sofás”, conta Carlo.

Ape 7

Na parede, telas de Carmela Gross, que também assina a peça colorida sobre a mesa de centro Noguchi, um dos clássicos que Carlo já tinha, assim como o sofá Veranda

As obras de arte, outra paixão, também mostram sua força, no décor e por onde o olhar passeia, com quadros de autores como Hércules Barsotti, Amilcar de Castro e Mira Schendel. Um repertório de peso, aliado a peças de visual atemporal, prova que o que é bom nunca sai de moda.

Ape 8

Cadeiras da Hay, mesa da Dpot, armários de aço da Securit e coifa da Tuboar. Pendente PH50, da Danish Design

Ape 9

Na sala de banho, banheira Athenas, da Doka Bath Works, e divisória de U-Glass.

Ape 10

Quadros circulares de Irene Buarque, pendentes da Foscarini (Lumini) e cama da Auping (Collectania). O projeto luminotécnico de todo o apartamento é de Sergio Funari. A marcenaria ficou a cargo da Airlane.

Matéria publicada por Casa Claudia em 21 de fevereiro de 2018

Esta entrada foi publicada em Decoração. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>