CORAÇÃO VERDE – MARINA ONE SINGAPORE – INGENHOVEN

Marina 1

Arquitetos: ingenhoven architects

Localização: Singapura, Singapura

Arquitetos: architects61

Área: 40000.0 m²

Ano de projeto: 2017

Fotografias: HG Esch

Gerenciamento de projetos: UEM sunrise Berhad, Malásia / Mapletree Investments Pte Ltd.,

Projeto de arquitetura: Ingenhove architects, Düsseldorf, Alemanha / Ingenhoven LLP, Singapura

Arquitetura da paisagem: Gustafson Porter + Bowman, Londres, Reino Unido

Consultoria de paisagismo: ICN Design International Pte Ltd, Singapura

Estrutura e projetos complementares: BECA Carter Hollings & Ferner, Singapura

Consultor de fachada: Arup, Singapura

Consultor de projeto luminotécnico: Arup, Singapura

Design de interiores: Axis ID, Singapura

Quantitativos: Langdon & Seah, Singapura

Construtora principal: Empresa de Hyundai Engineering & Construction and GS Engineering & Construction

Construtora: Sambo E & C, Singapura

Cliente: M+S Pte Ltd. Singapura, uma empresa de Khazanah Nasional Berhad, Kuala Lumpur, Malásia e Temasek Holdings, Singapura

Marina 2

“Marina One” é um projeto modelo para se viver e trabalhar nas megas cidades contemporâneas. Um projeto que contribui de forma inovadora para a experiência de vida em espaços urbanos de alta densidade, especialmente em regiões tropicais, as quais, devido ao considerável aumento da população e das mudanças climáticas atualmente em curso, vem enfrentando enormes desafios. O complexo de alta densidade e múltiplos usos cobre uma área de mais de 400.000 metros quadrados e, com seu conjunto de quatro edifícios em altura, configura um “coração verde” em seu centro – um espaço público que se desenvolve através de vários pavimentos. Este oásis verde tridimensional procura acolher a diversidade da flora e fauna tropical local. Uma maquete do edifício contando com entrevistas com os arquitetos além de um documentário sobre o projeto estão atualmente em exposição no Aedes Architekturforum de Berlim.

Marina 3

Marina 4

Marina 5

O principal elemento desta exposição é a escultórico maquete do edifício com cinco metros de altura que representa a forma única dos edifícios do “Marina One”. Atualmente, mais de 50% da população mundial vive nas cidades. Ao que tudo indica, esse número deve aumentar um 20% nas próximas três décadas. Com isso, em 2050 a população do planeta deverá ser de nove ou dez bilhões de habitantes. Nas grandes cidade, este crescimento exponencial não poderá prescindir dos grandes edifícios residenciais. O conceito do “Marina One”, além das suas quatro torres residenciais, gira em torno a um espaço central compartilhado – que foi chamado de “coração verde” – concebido de forma inovadora por seus arquitetos em estreita colaboração com os paisagistas do escritório Gustafson Porter + Bowman.

Marina 6

A relação franca entre as torres e o jardim central proporciona ventilação natural e a criação de um microclima agradável. Considerada a maior área verde pública no Distrito Comercial Central de Marina Bay, em Singapura, ela proporciona a experiência de viver perto da natureza em pleno centro de uma das maiores cidades do mundo, cuja área corresponde a 125% da área original do terreno. O projeto recebeu as certificações Green Mark Platinum e LEED Platinum e é composto por quatro edifícios que abrigam áreas comerciais e espaços de escritórios além de unidades residenciais. As duas torres de escritórios possuem uma superfície útil de 175 mil metros quadrados enquanto que as duas torres residenciais possuem 1.042 unidades abrigando cerca de 3.000 moradores.

Marina 7

A forma orgânica do conjunto, com suas icônicas torres em torno a uma vegetação abundante e generosa no pátio central, contribuem para a melhoria do microclima e promovem a biodiversidade local. Inspirado nos terraços asiáticos de cultivo de arroz, estes jardins tridimensionais de vários pavimentos refletem a diversidade da flora tropical e criam um novo habitat dentro do espaço urbano. Este área verde pulsante é composta de mais de 350 diferentes espécies de vegetação, incluindo 700 árvores distribuídas em uma área de 37.000 metros quadrados. Inúmeras espécies animais se apropriam desta diversidade biológica todos os dias. Como em uma floresta tropical, as diferentes condições climáticas correspondentes aos diferentes níveis verticais, o paisagismo simula um vale verde com variações climáticas de acordo com a sua altura em relação ao solo.

Marina 8

Restaurantes e cafés, lojas, uma academia de ginástica, piscinas, supermercados, praças de alimentação e espaços para eventos localizados nos diferentes terraços abertos, não só disponibilizam produtos e serviços aos moradores, funcionários e visitantes – eles também proporcionam um espaço de interação social. O projeto compacto e eficiente é complementado por sistemas de ventilação de baixo consumo de energia, placas fotovoltaicas de alta eficiência e fachadas de vidro que minimizam a incidência de radiação solar no interior do edifício. Conectado diretamente à quatro das seis linhas de transporte público de massa da cidade, pontos de ônibus, estações de bicicletas e de carga para veículos elétricos é possível garantir uma considerável redução nas emissões de gás carbônico decorrentes do uso de meios de transporte individuais.

Marina 9

A palheta de cores dos interiores e da fachada do edifício apresentam tons terrosos e aconchegantes com a finalidade de proporcionar uma atmosfera tranquila ao edifício. A escultura do edifício que preenche o espaço central da exposição no Aedes Architekturforum, representa a deliberada forma do edifício para que possa ser apreciada e compreendida como um todo. Um documentário foi feito pelo fotógrafo de arquitetura HG Esch, com entrevistas e diagramas explicativos do projeto, apresentando aos visitantes idéias inovadoras para a arquitetura das mega-cidades.

Marina 10

Matéria publicada por Arhc Daily em 11 de janeiro de 2018

Esta entrada foi publicada em Cidades, Sustentabilidade. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>