NÃO TENHA MEDO DE MISTURAR ESTAMPAS À MESA

Com a chegada da primavera, dá ainda mais vontade de tirar as louças estampadas do armário. Veja aqui as dicas para combiná-las de um jeito bacana.

Estampa 1

Na hora de decorar a mesa com louças estampadas, tenho a mesma dúvida que me assola quando o assunto é o guarda-roupa: como fazer um mix bacana sem errar a dose? Tem gente que mistura peças de diferentes padronagens de uma maneira superlegal, mas eu sempre tenho aquele medinho de soar exagerada. Mas nada como falar com uma expert, né? A Paola Mazzaferro Gilmet Kratz, gerente de produto da Copa&Cia, deu dicas ótimas para acertar na combinação – e ela entende bastante do assunto: a empresa acabou de lançar duas linhas com estampas maravilhosas assinadas pela consultora de moda Constanza Pascolato, diva absoluta no quesito elegância.

Estampa 2

Nesta composição, foram usadas louças com duas estampas distintas, das linhas Suculentas e Acerolas e Carambolas (ambas criações de Constanza Pascolato para a Copa&Cia). Repare que até os sousplats são diferentes uns dos outros, mas, como todos seguem uma pegada neutra (e o fundo também), o resultado é harmonioso

De acordo com a Paola, peças estampadas combinam com qualquer situação. “Assim como na moda, não existe ocasião certa ou errada. O importante é alinhar a escolha da louça com os demais elementos à mesa, sempre levando em conta o estilo do evento”, diz ela.

Normalmente, as pessoas se permitem ousar mais quando o encontro é informal. Mas, mesmo em casamentos e outras recepções formais, tudo bem usar estampas – desde que, claro, elas sejam sofisticadas e tenham a ver com o espírito da festa.

Embora não seja uma regra, desenhos mais vibrantes e tons quentes tendem a ser usados em almoços, pois combinam súper com a luz do dia. Mas relaxe se quiser colocar aquela louça com uma cara alegre na mesa do jantar. O estilo do encontro é que determina o serviço de mesa, e não o horário.

Estampa 3

O jogo americano repete uma das cores da louça. Coordenados com o sousplat de rattan, os talheres com cabo de madeira e o guardanapo jeans, o tecido e os pratos formam uma composição chique e casual, que tem tudo a ver com um almoço descontraído

“O mix and match adotado na moda também se aplica à mesa posta”, ensina Paola. Ela sugere equilíbrio na escolha de elementos lisos e estampados, pois o excesso de padronagens e texturas pode resultar num look exagerado e deselegante. 

A expert também sugere calma na hora de eleger o arranjo: se quiser flores, elas devem conversar com a estampa da louça. “Na dúvida, escolha folhagens, que, além de belíssimas, não entram em conflito com o desenho dos pratos.”

Matéria publicada por Casa Claudia em 29 de setembro de 2017

Esta entrada foi publicada em Decoração. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>