IRMÃOS CAMPANA SÃO TEMA DE EXPOSIÇÃO NO MUSEU OSCAR NIEMEYER

A exposição inédita idealizada pelo MON traz peças icônicas da trajetória de mais de 30 anos da dupla de designers

Os irmãos Fernando e Humberto Campana criaram em 1983 o Estúdio Campana e ficaram famosos pelo design de mobiliário com peças intrigantes. Também se destacaram no design de interiores, na arquitetura, paisagismo, cenografia e moda. Seus trabalhos trazem a ideia de transformação, de reinvenção e integram o artesanato com a produção em massa. Suas peças já foram expostas em museus como o MoMa, em Nova York e o Centre Georges Pompidou, em Paris.

Campana 1

Hoje (27), às 19h, o Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), inaugura a mostra “Irmãos Campana” e apresenta a trajetória de mais de 30 anos da dupla. A produção é do próprio museu e acontece em um espaço de 1500 metros quadrados. A cenografia foi criada especialmente para a exposição e a ambientação é dos próprios designers Fernando e Humberto Campana que apresentam cerca de 130 obras suas. “Concebemos toda uma cenografia para dialogar com a arquitetura do Niemeyer. Ele foi uma das pessoas que exerceu grande influência no nosso trabalho”, diz Humberto Campana.

A mostra contará com obras icônicas como as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra; além de peças do início da carreira, como as cadeiras da coleção Desconfortáveis (1989); até trabalhos mais recentes, como a inédita linha de móveis Assimétrica (2017), produzida pela Tok&Stok. Peças representadas por galerias internacionais, incluindo Friedman Benda Gallery e Firma Casa também farão parte da mostra, assim como outras obras licenciadas por empresas internacionais e nacionais, tais como A Lot of Brasil, Alessi, Edra, Grendene, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton, Skitsch, entre outras.

Campana 2

“É uma grande alegria receber a mostra dos Irmãos Campana, que vem cada vez mais fortalecer essa característica do Museu Oscar Niemeyer de trabalhar com design, arte e arquitetura. É uma exposição imperdível”, comenta o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON ressalta que idealizar e executar esta exposição demonstra a capacidade de ousar e realizar do museu que comemora em 2017 15 anos de atividades.

“O foco é mostrar como os Irmãos trabalham, tendo como linha curatorial a diversidade de materiais utilizados em suas obras. Eles realizam uma intensa pesquisa neste aspecto, que foi disposta de forma cronológica na mostra, de modo que o visitante poderá ter uma ideia do histórico das matérias-primas utilizadas. A decisão por esta linha curatorial foi natural dentro do trabalho deles, pois com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho”, analisa a curadora Consuelo Cornelsen.

Campana 3

Irmãos Campana

 

Onde: Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba (PR)

 

Quando: de 27 de abril a 20 de agosto, de terça a domingo

 

Quanto: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Nas quartas a entrada é franca. Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita todos os dias.

Matéria publicada por Casa Claudia em 27 de abril de 2017

 

Esta entrada foi publicada em Design, Design de Interiores. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>