INSTITUTO GETTY ADQUIRE EXTENSO ARQUIVO DE FRANK GEHRY

Frank 1

O Getty Research Institute anunciou a aquisição dos Frank Gehry Papers, um grande arquivo que abrange trabalhos desenvolvidos pelo arquiteto, incluindo desenhos, modelos parciais e completos, documentação de projetos, correspondência, fotografias, slides e materiais relacionados a 283 projetos da primeira metada da carreira de Gehry.

“Frank Gehry é, sem dúvida, o arquiteto mais famoso do mundo. Este extenso arquivo, que cobre as três primeiras décadas de sua ilustre carreira, oferece um olhar aprofundado sobre a gênese do estilo distintivo de Gehry e inclui muitos dos projetos pelos quais ele é conhecido internacionalmente “, disse Thomas W. Gaehtgens, diretor do Getty Research Institute.

Frank 2“O arquivo de arquitetura do Getty Research Institute, sobretudo de arquitetura e design modernos e contemporâneos da Costa Oeste dos EUA, são incomparáveis e amplamente utilizadas”, continua Gaehtgens. “Esta destacada adição se conecta com os segmentos de todas essas coleções, e tenho certeza que será rapidamente se tornará um recurso indispensável para pesquisadores e curadores. No Getty, temos desfrutado de um longo e frutífero relacionamento com o Sr. Gehry por muitos anos e estamos muito orgulhosos por dar a este arquivo um lar e promover seu rico legado “.

Frank 3

O enorme arquivo compreende mais de 1.000 croquis, 120.000 desenhos, 100.000 slides, 168 maquetes de estudo e 112 maquetes de apresentação, bem como centenas de caixas de registros de escritório, papéis pessoais e correspondências.

A coleção abrange desde alguns trabalhos de graduação de Gehry, começando com seus desenhos não construídos para a Casa Romm em 1954, até sua proposta para o Walt Disney Concert Hall em 1988. A coleção também contém desenhos iniciais para projetos futuros como o Grand Avenue Project (ainda não construído) e materiais produzidos após 1988 para projetos iniciados antes dessa data, como documentos da construção do Walt Disney Concert Hall. Outros documentos incluem materiais da Escola de Direito Loyola, 1520 Cloverfield, e a Residência Gehry em Santa Monica. No total, o Getty acredita que os documentos “oferecem um retrato abrangente do surgimento e proeminência da prática arquitetônica de Gehry durante um período de 30 anos”.

Frank 4

Frank 5Além do material físico, o arquivo inclui arquivos digitais de projetos como o Vitra Museum (1989), o Disney Concert Hall e o Grand Avenue Project.

Frank 6

“Sinto-me honrado pelo Getty Research Institute estar investigando a história do meu trabalho, meu começo e outras coisas nas quais nunca pensei que alguém estaria interessado”, disse Frank Gehry. “Estou muito comovido com o fato de esta grande instituição, com seus recursos para procurar os melhores exemplos de criatividade em nosso mundo, tenha se interessado por mim. Serei eternamente grato.”

As seleções do arquivo serão exibidas no Getty Research Institute durante a exposição Berlin / Los Angeles: A Space for Music, aberta de 25 de abril a 30 de julho de 2017. Saiba mais sobre o evento, aqui.

Frank 7

Matéria publicada por Arch Daily 13 de abril de 2017

Esta entrada foi publicada em Arquitetura, Design de Interiores. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>