CCASA HOSTEL – TAK ARCHITECTS

Casa 1

  • Arquitetos: TAK architects
  • Localização: NHA Trang, Província Khanh Hoa, Vietnã
  • Architect in Charge: Ngo Tuan Anh
  • Área: 195 m²
  • Ano do projeto: 2016
  • Fotografias: Quang Tran
  • Fabricantes: Florens, Hoa Sen Group, Dong Tam Group

Casa 2

Ccasa Hostel é o primeiro albergue construído a partir de containers em Nha Trang, Vietnã. O albergue está localizado no norte da cidade, a cerca de 3 km do centro e a 3 minutos a pé da praia. É perto de locais famosos em Nha Trang, como o Hon Chong – Hon Vo (enorme promontório rochoso associado com um mito local fascinante), o Templo do Khmer da deusa Ponaga, um resort de água mineral natural, etc.

Casa 3Este é um albergue para mochileiros criado com o lema de que todos, de qualquer lugar do mundo, podem fazer parte de uma grande família. Ccasa foi construído para funcionar como uma casa de família com camas beliche dentro de containers transformados em quartos, além de áreas compartilhadas, cozinha e sala de estar, cobertura, sala de jogos, lavabos e banheiros. Portanto, o espaço de dormitórios foi reduzido ao mínimo, apenas o suficiente para dormir. Em contraste, o espaço compartilhado foi expandido ao máximo para aumentar a ligação entre os viajantes, assim como a área de banheiros.

Casa 4O albergue é composto por três blocos funcionais: o bloco de serviço, o bloco de dormitórios e o bloco de banheiros. Destes, o bloco de serviço foi feito de estrutura de aço e chapas de metal pintadas de preto; o bloco de dormitórios foi definido em três containers antigos, pintados de três cores que simbolizam três tipos de quartos; e o bloco de banheiros foi construído de forma tradicional, com alvenaria rústica pintada de branca e concreto. Esses três blocos foram conectados pelo espaço comum, compartilhado, bem como pelo espaço de circulação, que é aberto ao máximo para a natureza. Esta é a principal característica que torna o projeto suave e harmônico.

Casa 5Algumas outras características deste projeto são as entradas para os quartos, que não são mais corredores abafados, mas pontes abertas luminosas cobertas por árvores e pérgolas, que fazem os viajantes se sentirem bastante relaxados e confortáveis ao sair ou entrar no quarto. Ao lado, também utilizou-se uma abordagem ousada para a cobertura, com grandes redes penduradas em todo o espaço vazio para trazer a sensação de “flutuar” em meio à natureza.

Casa 6Usando containers antigos, estrutura de aço, árvores e pérgolas, o albergue Ccasa traz um sentimento forte e industrial, mas harmônico e natural. Além disso, as telhas de cimento encáusticas, janelas antigas de madeira, cestas e cimento rústico foram usadas de forma inteligente para atrair a atenção das pessoas e remeter ao imaginário da arquitetura vernacular do Vietnã. A pérgola que cobre o albergue não só faz com que ele pareça mais verde, mas também atua como uma segunda pele para proteger da luz solar direta e resfriar o ar de dentro.

Casa 7Depois de concluído, o albergue Ccasa tornou-se um destino atraente para os viajantes, e também contribuiu com mais espaços verdes para a cidade, reduzindo seu impacto negativo sobre o meio ambiente.

Casa 8

Matéria publicada por Arch Daily em 03 de março de 2017

Esta entrada foi publicada em Arquitetura. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>